Boulos é condenado a pagar multa de R$ 50 mil por pesquisa 'frankenstein'

Justiça decidiu que pré-candidato à Prefeitura de SP divulgou cenários inexistentes; Ação foi apresentada pelo MDB, do prefeito Ricardo Nunes e pelo PSB

Guilherme Boulos

A Justiça de São Paulo condenou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) ao pagamento de uma multa de R$ 53 mil pela divulgação de cenários eleitorais fictícios a partir dos resultados de um levantamento do instituto Real Time BigData.

Em sua decisão, o juiz Antonio Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, escreve que Boulos, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, fundiu diversos cenários do levantamento e criou uma "pesquisa estimulada 'frankenstein'", induzindo o eleitor a erro.

Leia também:

Real Time Big Data: Boulos lidera disputa com 34% em SP, Nunes tem 29%

Boulos manipula dados de pesquisa e irrita adversária

Justiça manda Boulos apagar publicação sobre pesquisa após ações de Tabata e Ricardo Nunes

Em sua divulgação, Boulos criou um cenário que juntava os resultados de pesquisas estimuladas diferentes em uma só. Ele incluía, por exemplo, o senador Marcos Pontes (PL) e o deputado federal Ricardo Salles (PL) como pré-candidatos concorrentes, ainda que representantes do mesmo partido.

A ação foi apresentada pelo MDB, do prefeito Ricardo Nunes, e pelo PSB, da também pré-candidata Tabata Amaral.

A deputada federal, por sua vez, criticou o fato de ter sido excluída da divulgação da pesquisa do psolista.

"A população de São Paulo precisa ficar atenta para não se deixar levar por manipulações e distorção de informações. Nossa pré-campanha está e seguirá comprometida com a verdade. Não vamos admitir que o cidadão paulistano seja enganado", afirma Enrico Misasi, presidente do diretório municipal do MDB de São Paulo.

Comentários