Boulos manipula dados de pesquisa e irrita adversária

A deputada Tabata Amaral chamou de safadeza publicação do psolista que tenta polarizar com prefeito na disputa eleitoral

Tabata Amaral e Guilherme Boulos


A pré-candidata à Prefeitura de São Paulo Tabata Amaral (PSB) acusou a campanha de Guilherme Boulos (PSOL) de distorcer uma pesquisa de intenção de votos para prejudicá-la. Ela insinuou que o adversário fez "safadeza".

O motivo da irritação foi o fato de Boulos ter divulgado um cenário da pesquisa Real Time Big Data em que Tabata não aparece. 

Leia também
Real Time Big Data: Boulos lidera disputa com 34% em SP, Nunes tem 29%

A estratégia do pré-candidato do PSOL é polarizar com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Para isso, tentar isolar Tabata. 

O deputado psolista publicou inicialmente uma imagem no Instagram cuja manchete é: “Boulos lidera com 34% contra qualquer adversário!”. O gráfico exibe Nunes com 29%, seguido de Ricardo Salles (PL-SP) com 12%, Marcos Pontes (PL-SP) com 11% e Padre Kelmon (PRD) com 1%. Uma das estratégias de Boulos é se apresentar como um candidato de uma frente democrática capaz de derrotar o bolsonarismo na capital paulista.


O gráfico é incorreto, pois mistura cenários distintos testados pela Real Time Big Data. Como ainda não há uma definição de todos os candidatos que, de fato, vão concorrer, é comum que institutos de pesquisas apresentem listas alternativas de nomes para testar diferentes possibilidades. Cada cenário funciona como uma pesquisa diferente na prática, já que a lista de nomes apresentados aos entrevistados varia.

A pesquisa, publicada nesta segunda-feira, 4, aponta que Boulos tem 34% dos votos, seguido de Nunes com 29%, e Tabata com 10%. Os percentuais são na pesquisa estimulada, quando uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança 95%. Foram 2 mil entrevistas realizadas entre o dia 1º e 2 de março.

O cenário 2 inclui a candidatura de Salles, que aparece em terceiro, com 12%. Tabata cai para quarto lugar, mas mantém os 10%. No cenário 3, não há Salles e sim Pontes, que também alcança a terceira colocação, mas com 11%, enquanto a deputada federal permanece com 10% em quarto lugar.

“Em nenhuma dessas leituras, não importa o quanto eu me esforce, eu consigo entender de onde o Boulos tirou esse gráfico que ele postou. Esse cenário não existe. Ele simplesmente retirou meu nome e colocou uma realidade que sequer faz sentido. Agora eu pergunto para vocês: o que é isso? É estatística criativa? É erro, alguém não tinha noção do que estava fazendo? Ou é safadeza mesmo?”, questionou a deputada federal.

Boulos apagou a publicação original após a polêmica. Uma outra postagem foi publicada, com ou tra manchete.

Comentários