Alianças PSB-PSDB: "Via de mão única"?


Fato inconteste por leigos e analistas políticos é a falta de identidade ideológica dos partidos políticos brasileiros. Esta dicotomia é ainda mais acentuada nas eleições locais. Alicerçado no pragmatismo eleitoral, formam-se as mais improváveis alianças. E em 2012 não tem sido é diferente.

Um bom exemplo é o caso do PSB que, em Belo Horizonte, terá o PT de vice na chapa do atual prefeito Márcio Lacerda, com total apoio do PSDB mineiro. Em Curitiba o PSDB também apoia Luciano Ducci do PSB à reeleição. Já em São Paulo, sob pressão do PSB nacional, influenciado por LULA, o PSB reluta em apoiar a candidatura de José Serra. Mesmo o PSB ocupando a pasta do Turismo no governo estadual e já tendo garantido o apoio dos tucanos em importantes cidades do estado, como Campinas e São Vicente.

Ou seja: o PSDB apoia o PSB em capitais e cidades importantes; no cenário nacional, os socialistas mostram-se totalmente alinhados com o projeto petista. E qual contrapartida os tucanos recebem?

Poderíamos entender que os projetos políticos locais não interferem nas disputas nacionais, ou que os comandos nacionais partidários não interferem nas coligações locais.

Mas o que vemos nestes casos entre o PSB, PT e PSDB são bastante emblemáticos: PSDB apoia o PSB em BH, Curitiba, Campinas, o PT indica o vice em BH, o PSB não apoia o PSDB em São Paulo e dá apoio ao governo federal petista.

No caso de Curitiba, cabe a justificativa que trata-se da continuidade da gestão de Beto Richa. Mas em Belo Horizonte, o que justifica apoiar o PSB com vice do PT?
Então fica a pergunta: Em que o PSDB se beneficia em apoiar o PSB em Belo Horizonte, Curitiba, Campinas e São Vicente?

Via de mão única"?


WELBI MAIA BRITO
Editor
Twitter: @Welbi
www.facebook.com/welbi.maiabrito
welbimaia@hotmail.com







Comentários

  1. Como o PSB pode apoiar o PSDB com aliança com Paulo Maluf???

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo! É exatamente o que estou falando há tempos já. Apesar do argumento da continuidade do governo Richa na prefeitura, o PSDB tinha toda chance de ganhar a eleição com o Fruet, mas preferiu manter apoio ao PSB, enquanto este não faz a menor questão de apoiar os petistas em detrimento dos tucanos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário