Virada Cultural 2025: programação contará com dois shows da cantora Luísa Sonza

Entre as atrações famosas, estão: João Gomes, Michel Teló, MC Hariel, Vanessa da Mata e outros

Luísa Sonza, na Virada Cultural de 2022

Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada Cultural 2025, um dos maiores eventos culturais gratuitos do hemisfério sul, terá dois shows da cantora e compositora Luísa Sonza em sua programação. Realizada nos dias 24 e 25 de maio, a Virada 2025 promoverá a ocupação criativa e democrática de espaços públicos e privados em todas as regiões da cidade.

O evento trará de volta os passeios pelo centro da cidade, contando com cinco palcos oficiais na região, além de diversos equipamentos, praças e ruas com programação cultural, como teatro e dança. Artistas que já se apresentaram em outras edições e lotaram os espaços também voltarão neste ano, como Luísa Sonza, que participou da edição de 2022.

A cantora chegou a comemorar nas redes sociais o fato de ter reunido o maior público da Virada Cultural naquele ano, com a presença de mais de 120 mil pessoas no palco do Anhangabaú, um dos mais movimentados. Luísa já foi nomeada três vezes ao Grammy Latino e fará sua primeira turnê internacional nos Estados Unidos em junho deste ano.

Entre as atrações, outros nomes confirmados são: João Gomes, Michel Teló, Djonga, MC Hariel, Maneva, Vanessa da Mata, Mumuzinho, Rincon Sapiência, Wanessa e Tom Carfi, que integram a programação de shows nos palcos espalhados pelas regiões Sul, Leste, Oeste e Norte, além do Centro.

Por toda a cidade

Neste ano, a estrutura será distribuída da seguinte forma: Zona Sul, com sete palcos; Zona Leste, com cinco palcos, incluindo o do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes; Zona Norte, com dois palcos; Zona Oeste, com um palco; e o Centro, com cinco palcos — Anhangabaú, Sé, Arouche, República e Patriarca — promovendo, em um circuito, um perímetro onde o público poderá circular entre as atrações.

Além disso, equipamentos culturais municipais, como bibliotecas, centros culturais, teatros, casas de cultura e 27 Centros Educacionais Unificados (CEUs), funcionarão como polos culturais durante o fim de semana, com programações próprias. Entre os CEUs confirmados estão: Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Jaçanã, Parque do Carmo, São Miguel, Taipas, Vila Alpina, Vila do Sol, entre outros.

A Virada 2025 também contará com a participação de 20 unidades do Sesc, incluindo as da Avenida Paulista, 24 de Maio, Pompeia, Santo Amaro, Santana, Itaquera e Campo Limpo. A diversidade de adesões inclui ainda instituições renomadas, como MASP, Japan House, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Casa das Rosas e Centro Cultural FIESP, além de espaços independentes, como Reserva Cultural, Grupo Tokyo, Galeria Metrópole e Cineclube Cortina.

A proposta da edição de 20 anos é oferecer um “rolê lúdico e contemplativo” ao público, com atrações que incluem: piano na praça, projeções visuais, mágicos, cortejos de rua, rodas de conversa, bailes populares, concertos e flash mobs — promovendo o encontro da cultura tradicional com a inovação artística.

Segurança

O centro da cidade será especialmente preparado para receber grandes públicos, com monitoramento do Smart Sampa, acessos preferenciais, rotas de fuga e barreiras de controle, contando com a integração entre as forças de segurança municipal e estadual.

A programação oficial completa será divulgada em breve no site viradasp.com.br.

Comentários