Após cumprir mandato, Ricardo Nunes transfere presidência da Mercocidades para prefeito de Esteban Echeverría, na Argentina

Prefeito da capital paulista repassou nesta sexta-feira (6) o comando da entidade a Fernando Gray, durante a XXIX Cúpula de Mercocidades

Ricardo Nunes e Fernando Gray

O prefeito Ricardo Nunes transferiu nesta sexta-feira (6) a presidência da Mercocidades, uma rede de governos locais ligados às nações que integram o Mercosul, para o presidente eleito da entidade, Fernando Gray, prefeito de Esteban Echeverría, cidade da região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina. A transmissão da presidência foi feita durante a XXIX Cúpula de Mercocidades, que este ano teve o lema “Construindo um Futuro Sustentável”.

“Fui eleito, exerci a presidência esse ano todo de 2024 com grandes avanços e, hoje, neste encontro que reúne 386 cidades de 11 países, eu passo o comando para o Fernando [Gray], que é o prefeito de Esteban Echeverría”, destacou o prefeito Ricardo Nunes. “Durante a minha presidência, a cidade de São Paulo recebeu a 28ª Cúpula de Mercocidades e, também, definimos questões importantes nas áreas de mobilidade, sustentabilidade, mudanças climáticas e definimos o Dia Internacional da Virada ODS”, completou Nunes apontando que o prefeito de Esteban Echeverría quer entender melhor os projetos bem-sucedidos da Prefeitura de São Paulo como o Smart Sampa e as Vilas Reencontro.

Líderes locais da América Latina e do mundo discutiram temas como transição energética, descentralização e desenvolvimento territorial, bem como a criação de alianças estratégicas para promover a sustentabilidade nas cidades. Além disso, foi realizado o congresso mundial do Fórum de Autoridades Locais da Periferia (FALP).

O prefeito Ricardo Nunes tomou posse da presidência da Mercocidades em novembro do ano passado e o mandato se encerra agora.

Como espaço oficial da rede, a presidência atua em conjunto com os diversos órgãos de Mercocidades, convocando e presidindo especificamente as reuniões de trabalho do Conselho (órgão composto por oito cidades de cada país membro do Mercosul e quatro cidades de cada país associado, mais o Conselho de Administração), os da Direção Executiva e os da Assembleia Geral de Sócios. Em cada período esta presidência desenvolve atividades em torno de um plano de trabalho aprovado na cúpula anual da Rede. Acesse mais informações sobre suas competências no Estatuto de Mercocidades.

Criada em 1995, a rede tem o objetivo de promover a cooperação internacional na criação de políticas conjuntas entre as cidades e estimular o intercâmbio de boas práticas.

O encontro de Mercocidades contou com diversas reuniões dos grupos temáticos de trabalho (planejamento estratégico e áreas metropolitanas, Educação, Turismo e Cultura, entre outros), da Direção Executiva e do Conselho da Rede.

Comentários