Taxa de ocupação dos hotéis e número de passageiros em aeroportos têm alta
Mônica Bergamo - Folha.com
A capital paulista vai fechar 2024 com o melhor desempenho em diferentes indicadores desde 2020, segundo projeção da SPTuris, empresa de turismo que tem como maior acionista a Prefeitura de São Paulo.
A taxa média de ocupação dos hotéis em outubro ficou em 71,25%, segundo o Observatório de Turismo e Eventos, da SPTuris. O resultado é 3,86 pontos percentuais maior que o mesmo mês do ano passado, quando fechou em 67,39%. Todos os meses do segundo semestre estão com performance superior a 2023. Os dados de novembro ainda estão sendo fechados, mas a expectativa é de alta por causa dos grandes eventos que a cidade recebeu, como a etapa da Fórmula 1 com recorde de público.
Ainda segundo a companhia, o movimento dos aeroportos também teve alta e, pela primeira vez na história, o número de passageiros nos terminais de Guarulhos, Congonhas e Viracopos deve ultrapassar os 78 milhões, 3% a mais que no ano passado. Os dados finais estarão no balanço anual da SPTuris.
O presidente da empresa, Gustavo Pires, destaca o fato de setores como hotelaria e gastronomia se beneficiarem do movimento constante graças aos grandes eventos, seminários e feiras. Ele diz que o calendário diminui a sazonalidade mensal ao longo do ano e que "todo dia é útil" para o turismo da cidade.
Para o Réveillon na avenida Paulista, a SPTuris montará um palco com decoração temática sobre literatura. Ilustrações de livros e frases alusivas à capital vão aparecer no cenário da festa. Uma fatia de 13,1% do público do evento é de outros municípios paulistas e de outros estados, segundo dados colhidos pela empresa. Em média, cada turista gasta R$ 1.765 na cidade.
Como mostrou a coluna, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), órgão da Setur (Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo), afirma que o estado de São Paulo deve receber cerca de 3,5 milhões de turistas durante as festas de Ano-Novo.
O litoral concentra a maior procura, com média de 92% de ocupação hoteleira. Santos espera 1 milhão de pessoas para a queima de fogos, sendo 60% de turistas. Ilhabela prevê mais de 58 mil visitantes, incluindo passageiros de cruzeiros.
Comentários
Postar um comentário