Evento teve presidente da federação e imprensa barrados pela PM, ex-presidente e filiados tucanos feridos e xingamentos entre candidato e militantes
A convenção que lançou a candidatura do apresentador José Luiz Datena (PSDB) à Prefeitura de São Paulo e anunciou o ex-senador e presidente municipal do PSDB, José Aníbal, como vice na sua chapa, foi marcada por confusão com a ala do partido a favor do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Realizada na manhã do último sábado (27), na Assembleia Legislativa, a convenção municipal da federação PSDB-Cidadania teve tumulto após tucanos contrários a Datena terem a entrada barrada no local. Ao final do evento, o apresentador foi até o portão da Assembleia, onde bateu boca com o grupo, foi chamado de "arregão" e depois saiu escoltado em seu carro.
Os militantes, liderados pelo ex-presidente municipal do PSDB Fernando Alfredo, defendem que o partido apoie a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
A convenção do PSDB-Cidadania difere das convenções tradicionais em que há votação ampla entre delegados. Isso porque o órgão tucano na capital é uma comissão provisória e não um diretório propriamente dito desde que o então presidente do PSDB, governador Eduardo Leite (RS), interveio em São Paulo, em outubro de 2023, para alijar do comando a ala que é pró-Nunes.
Do lado de fora do auditório onde foi realizada a convenção, uma ala do PSDB que defende o apoio à reeleição de Nunes manifestava contra a candidatura de Datena.
Liderados pelo ex-presidente do diretório municipal do partido, Fernando Alfredo, os militantes protestaram com apitos e cornetas, aos gritos de “democracia” e chamando o apresentador de “arregão”.
Fernando Alfredo
Segundo Fernando Alfredo, que fraturou sua mão ao tentar abrir a porta do auditório e fez boletim de ocorrência, pelo menos 15 tucanos ficaram feridos. Ele vai acionar a Justiça para anular a convenção —sua outra ação para suspender o ato foi indeferida na sexta-feira (26).
Em em meio a confusão o presidente municipal da federação PSDB-Cidadania, Mário Covas Neto, também conhecido como Zuzinha, e jornalistas de vários órgão de imprensa foram barrados pela Polícia Militar, que impedia o aceso ao auditório onde era realizado o evento. Todos precisaram dar a volta na Alesp para chegar ao auditório.
Zuzinha confronta policial ao ser barrado na convenção - Reprodução site Metrópoles
Ao fim da convenção, Datena convocou a imprensa para mostrar que ele enfrentaria os manifestantes. Ladeado por seguranças e PMs, o apresentador se aproximou da grade que separava a militância, concentrada do lado de fora do estacionamento, e trocou xingamentos com o grupo: “Vagabundos do caralho”.
Comentários
Postar um comentário