Protagonista da política brasileira, José Serra recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo na Alesp

Com 60 anos de vida pública e desempenhando papéis-chave nos cenários estadual e federal, homenageado recebeu o reconhecimento do Parlamento Paulista

José Serra

Personagem importante no cenário político brasileiro, José Serra foi homenageado em Sessão Solene, realizada nesta quinta-feira (4), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em um evento repleto de significados, ele recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Solicitada pelo deputado Barros Munhoz (PSDB), a homenagem contou com a presença do presidente da Casa, André do Prado, e diversas outras autoridades, entre elas Gilberto Kassab, secretário de Governo do Estado, representando o governador Tarcísio de Freitas, e o prefeito da Capital, Ricardo Nunes.

"Ao longo de sua vida, José Serra demonstrou um comprometimento incansável com o bem-estar do povo brasileiro, deixando um legado de realizações que marcaram profundamente a história do nosso país. Ele foi muito mais que um político, foi um visionário. Sua trajetória é um testemunho de compromisso com os valores democráticos e com o desenvolvimento do Brasil. Em todos os cargos públicos em que atuou deixou sua marca", afirmou o presidente da Alesp, no discurso que abriu a homenagem.

"Sua visão de liderança, por exemplo, foi fundamental para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro, deixando um impacto positivo que perdura até os dias de hoje. Que seu exemplo continue a iluminar o caminho de todos aqueles que lutam por um país justo, próspero e democrático", acrescentou André do Prado.

Propositor da homenagem e companheiro de Serra em muitos momentos da vida pública, o deputado Barros Munhoz destacou: "Serra nunca abriu mão de seus princípios e sonhos, assim como a defesa da soberania popular, o enfrentamento das desigualdades sociais com políticas efetivas e justas, sempre a serviço de São Paulo e do Brasil. Uma das grandes preocupações dele, por exemplo, foi o saneamento básico", apontou o parlamentar.

Trajetória

Com 82 anos de idade, a trajetória de Serra está profundamente ligada à história recente do País e suas transformações. Já ocupou os cargos de governador de São Paulo, prefeito da Capital, ministro da Saúde, Planejamento - com a responsabilidade de consolidar a implementação do Plano Real - e Relações Exteriores, além de senador e deputado federal constituinte.

Serra estudou engenharia civil na Escola Politécnica de São Paulo. Em 1963 foi membro da Ação Popular (AP), organização política integrada por militantes católicos de esquerda com hegemonia no movimento estudantil e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), que após o golpe militar foi declarada ilegal. Com isso, em julho de 1964, Serra exilou-se na França. No ano seguinte foi para o Chile, onde trabalhou como pesquisador e professor da Comissão Econômica para a América Latina-CEPAL, da Organização das Nações Unidas. Depois do golpe do general Pinochet em 1973 transferiu-se para os Estados Unidos, onde doutorou-se em economia pela Universidade de Cornell e lecionou na Universidade de Princeton.

Na Assembleia Nacional Constituinte, convocada em 1985 pelo presidente José Sarney, Serra foi relator da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças e membro da Comissão de Sistematização. Esteve presente a mais de dois terços das votações gerais. Apresentou 241 emendas, das quais 98 foram aprovadas integralmente e 38 parcialmente.

Genéricos

À frente do Ministério da Saúde, já no governo de Fernando Henrique Cardoso, Serra foi o responsável pela oferta de medicamentos genéricos, com preços mais baixos, no País. Em paralelo, a política aplicada no programa de prevenção e tratamento da aids se transformou em referência mundial. Ainda nesta área, é de Serra a autoria do Projeto de Lei Estadual nº 13.541/2009, que proíbe o fumo em locais total ou parcialmente fechados no Estado de São Paulo.

Presenças

Também estiveram presentes ao evento os deputados Eduardo Suplicy (PT), Ana Carolina Serra (Cidadania) , Caruso e Rogério Santos, ambos do MDB. Os ex-governadores de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, e de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, foram outras autoridades que prestigiaram a homenagem.

"Esse é um evento que dignifica o José Serra porque é o reconhecimento de uma trajetória admirável, como poucos tiveram. Agora, isso também é significativo para a Alesp, que realiza um ato de reconhecimento de um dos grandes políticos que esse País teve e ainda tem", afirmou o ex-senador Aloysio Nunes.

Fonte: Alesp

Comentários

  1. Anônimo8/4/24 18:13

    Merecida homenagem para um excelente:Deputado Federal,Prefeito,Governador e Senador.Anna Maria Quadros B.C.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/4/24 18:16

    Uma grande personalidade da politica nacional.Merecedor de todas as homenagens que recebeu.Admiro-o.Sou Serra!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário