Paraná Pesquisas: Ricardo Nunes lidera com 32% das intenções de voto em São Paulo

O atual prefeito também segue à frente de Boulos e Tabata em eventual segundo turno

Ricardo Nunes

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (19/3) mostra, pela primeira vez, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), numericamente à frente do deputado federal Guilherme Boulos (PSol) na simulação de primeiro turno da eleição à Prefeitura de São Paulo.

Nunes aparece na liderança com 32% das intenções de voto, contra 30,1% de Boulos. Os dois estão tecnicamente empatados — a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos —, mas em posição invertida em relação à pesquisa feita em fevereiro.

Leia também

Datafolha: Boulos e Nunes empatam na corrida eleitoral de São Paulo

Datafolha: Aprovação da gestão Nunes sobe e chega a 29% na Prefeitura de SP

Datafolha: 34% dizem jamais votar em Boulos em SP, ante 26% em Nunes

No levantamento anterior, o deputado do PSOL aparecia à frente, com 33%, ante os mesmos 32% do prefeito emedebista. Agora, a deputada Tabata Amaral (PSB) aparece em terceiro, com 9,6%, seguida por Marina Helena (Novo), com 5,9%, o deputado Kim Kataguiri (União), com 5,7%, e Altino (PSTU), com 1%.

Declararam voto branco, nulo ou não escolheram nenhum candidato 9,6% dos entrevistados pelo instituto. Não sabe ou não responderam foram 6,1%.

No cenário sem Kim Kataguiri, que não deve ter a legenda do União Brasil para disputar a eleição — o partido apoia Ricardo Nunes na capital — o prefeito vai a 34,3% das intenções de voto, ante 30,6% de Guilherme Boulos. Tabata também sobe, atingindo 10,5%, e Marina Helena alcança 6,3%. Já Altino oscila para 1,3%.

2º turno

Em um eventual segundo turno entre Nunes e Boulos, o prefeito aparece com 46% das intenções de voto, contra 39,1% de Boulos. É a primeira vez que o prefeito aparece à frente do deputado do PSOL fora da margem de erro nessa simulação. Na pesquisa de fevereiro, o emedebista tinha 43,3%, contra 39,6% do psolista.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.350 eleitores paulistanos entre os dias 13 e 18 de março. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº SP-05177/2024.

Rejeição

A pesquisa mostra que Boulos segue sendo o pré-candidato à Prefeitura da capital com maior índice de rejeição entre os eleitores paulistanos. Segundo o levantamento, 37% dos entrevistados disseram que não votariam no deputado do PSOL de jeito nenhum, contra 29,7% de Nunes e 29,9% de Tabata.

Entre aqueles que disseram que votariam com certeza, 21% escolheram Nunes, 18,4%, Boulos, e 4,9%, Tabata. A deputada do PSB, contudo, é que tem o maior índice de “poderia votar”, com 57,9%, seguida pelo atual prefeito (47%) e pelo psolista (42,5%).

Ao todo, 16,1% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo, que não iriam votar, não souberam dizer em quem votariam ou não responderam.

A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 19 de fevereiro com 1.502 pessoas. A margem de erro é de 2.6 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95% — a cada cem pesquisas feitas da mesma forma, espera-se que 95 tragam os mesmos resultados, dentro da margem de erro.

O instituto realizou também uma pesquisa com um cenário alternativo, sem Kim Kataguiri e Padre Kelmon. Nele, Nunes apareceu na frente, com 34,7% das intenções, e Boulos em segundo, com 33,4% — novamente, em empate técnico. Já Tabata ficou com 10,5% e Marina Helena, 3,8%.

Neste cenário, os votos em branco ou nulo e os eleitores que não souberam ou não responderam somaram 17,6%.

Nunes à frente no segundo turno

O Paraná Pesquisas também avaliou cenários de segundo turno. Nunes ficou à frente de Boulos e Tabata nas duas simulações, mas Boulos venceria a deputada federal do PSB caso os dois passassem para a segunda etapa da eleição.

No cenário Nunes contra Boulos, o prefeito ficou com 43,4% das intenções de voto, e o deputado do PSol marcou 39,6% — novamente, o resultado aponta empate técnico.

No cenário Nunes versus Tabata, o prefeito teve 48,3% e a deputada ficou com 28,8%. Na simulação com Boulos e Tabata no segundo turno, o deputado do PSol teve 43,4% e a deputada, 30,4%.

Opções eleitorais

A pesquisa indicou ainda que, apesar das respostas, 22% dos eleitores só vão resolver em quem de fato irão votar apenas na semana da eleição. Segundo o instituto, 16,5% dos entrevistados afirmaram que preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 12,4% responderam que preferem votar em um nome que tenha o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento mostrou ainda uma melhora na avaliação do atual prefeito. Em dezembro, 55,3% dos eleitores afirmaram que aprovavam a gestão Ricardo Nunes. Segundo o Paraná Pesquisas, agora esse percentual subiu para 58,3%. Já o total de pessoas que desaprovavam a gestão do prefeito caiu de 41,1% para 38%.

Fonte: Metrópoles

Comentários