Deputado federal deixa PSDB-SP com autorização do partido, mas corre risco de sofrer ação judicial

Carlos Sampaio foi para o PSD com anuência do presidente tucano; suplente, Marco Antônio Villa pertence ao Cidadania e diz que vai estudar pedir mandato na Justiça

Carlos Sampaio

Painel da Folha

O deputado federal Carlos Sampaio anunciou a mudança para o PSD. Os tucanos agora ficarão reduzidos a 18 representantes na Câmara, sendo apenas 2 paulistas.

A desfiliação foi autorizada em carta pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, mas Sampaio pode ser alvo de processo por infidelidade partidária na Justiça Eleitoral mesmo assim.

Isso porque seu suplente é o historiador Marco Antônio Villa, do Cidadania, partido federado com os tucanos. Ele poderá alegar que a autorização teria de ser dada pela federação, e não apenas pelos tucanos. Também há possibilidade de uma ação do Ministério Público para que Sampaio perca o mandato.

Villa disse ao Painel que vai esperar os posicionamentos da federação e do MP para decidir se entra com ação.

"Tomei conhecimento da notícia ontem [terça-feira] à noite. Vou aguardar o Ministério Público e um pronunciamento da federação para avaliar o melhor caminho", declarou.

O presidente da Federação PSDB-Cidadania, Bruno Araújo, foi procurado pelo Painel, mas não respondeu. Sampaio também não foi localizado.

Comentários

  1. Anônimo7/3/24 04:24

    Espero que o professor Villa seja efetivamente nosso deputado!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário