Ao lançar crédito verde, Alckmin diz que “Brasil é protagonista”

Para o vice-presidente, Mover é o maior programa de estímulo a mobilidade e descarbonização da história

Geraldo Alckmin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin (PSB) assinam, nesta terça-feira (26/3), a regulamentação do programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover).

O projeto será uma forma de gerar crédito financeiro para investimentos sustentáveis, como pesquisas, desenvolvimento e produção tecnológica que contribuam para a descarbonização da frota de carros, ônibus e caminhões.

“Brasil é o grande protagonista no combate as mudanças climáticas”, pontuou Alckmin. Para o ministro, o Mover é “o maior programa de estímulo a mobilidade e descarbonização de toda a história da indústria automotiva”, com a promoção do crédito e expectativa de geração de empregos.

Na quarta-feira (20/3), o governo enviou ao Congresso um projeto de lei (PL) para instituir o Mover, que antes era uma medida provisória (MP), vencida no fim de 2023.

Além dos chamados veículos “de passeio”, o Mover propõe mudanças para automóveis maiores, como ônibus e caminhões.

Alckmin fala em investimento de R$ 107 bi

Segundo Alckmin, são R$ 107 bilhões de investimentos anunciados até 2028, com foco na construção de veículos com “inovação, fabricação no Brasil e exportação”, além da “qualificação dos trabalhadores por mais emprego e renda”.

Haverá também o lançamento das debêntures de infraestrutura e as incentivadas. As chamadas debêntures são uma forma de dívida, mas que concede crédito ao investidor.

O decreto assinado indica prioridade nos projetos de infraestrutura, pesquisa e inovação, especialmente as com foco social e ambiental. As debêntures serão uma forma de viabilizar as propostas.

Comentários