Alckmin deve ir à China neste ano com roteiro focado em relações comerciais e investimentos

Vice-presidente participará de reunião da comissão voltada à relação entre os dois países

Alckmin e Li Xi

Ricardo Abreu - GloboNews

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), vai viajar à China no meio deste ano para participar de agendas voltadas à cooperação bilateral em comércio, investimentos e ciência, tecnologia e inovação.

Ainda não há uma data fechada, mas a expectativa é de que a visita aos chineses ocorra no mês de junho.

Durante a viagem, Alckmin participará de uma reunião ampla da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), que será realizada em Pequim. Criada em 2004 durante o primeiro governo Lula, a Cosban é uma comissão voltada para a relação Brasil-China.

No dia 18 de janeiro, Geraldo Alckmin se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Brasília, às margens da 5ª Reunião do Diálogo Estratégico Global Brasil-China.

Em 2024, os dois países celebram os 50 anos de relações diplomáticas, com índices comerciais também positivos e celebrados pela diplomacia brasileira.

O Itamaraty já ressaltou que o relacionamento entre os dois países é uma prioridade para o governo brasileiro. E que nos dois últimos anos, as exportações do Brasil para a China foram maiores do que as para os Estados Unidos e a União Europeia somadas.

Diplomatas apontam os índices como reflexo do "bom diálogo no campo político".

Em novembro, por conta da reunião da cúpula de chefes de Estado do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), o presidente chinês, Xi Jinping, deve vir ao Brasil e aproveitar para também fazer uma visita de Estado.

Assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acreditam que a vinda de Xi Jinping a Brasília para uma reunião além do G20 é um sinal de prestígio e de retribuição no campo diplomático, já que o presidente brasileiro fez viagem ao país em abril de 2023.

Comentários