Um ano depois - Cientista político divulga novo livro que mostra a origem e as razões da tentativa de golpe no 8 de janeiro

"Bolsonaro foi autor intelectual da iniciativa", afirma Antonio Lavareda, autor de obra que analisa a transição entre o fim do último governo e a posse de Lula III. Para ele, enquanto não forem apuradas as responsabilidades do atentado, o golpe ainda será uma ameaça


As imagens do Congresso, STF e o Palácio do Planalto sendo tomados por uma multidão disposta a saquear e depredar os símbolos da democracia ainda estão na memória da maior parte dos brasileiros, que não esperava ver cenas como aquelas no dia 8 de janeiro, primeiro domingo após a posse de Lula em seu terceiro mandato.

Mas a surpresa não era geral: partidários de Bolsonaro, “autor intelectual da tentativa de golpe”, sonhavam com a volta do ex-presidente. A transição de governo foi tumultuada e houve de fato uma ameaça à democracia, como aponta o cientista político Antonio Lavareda, autor do livro De Bolsonaro a Lula III - Pesquisa, Eleição, Democracia e Governabilidade.

A obra, lançada em todo o Brasil, traz uma análise que ajuda a compreender o que levou o país à efervescência que abalou Brasília e assustou boa parte da população.

Para Lavareda, enquanto não forem apuradas as responsabilidades do atentado, o golpe ainda será uma ameaça. “Nossa história mostra o quanto é fundamental a apuração extensa e aprofundada das tentativas de golpe. Quando não apurados, esses movimentos se tornam golpes adiados. Por isso, é fundamental acelerar a responsabilização dos autores, dos financiadores, dos apoiadores que fizeram dos acampamentos uma espécie de “puxadinho” dos quartéis, além do autor intelectual e principal beneficiário, o ex-presidente Bolsonaro”, explica o autor.

Organizado em três capítulos, o livro parte de pesquisas – especialidade de Lavareda, presidente de honra da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais, e presidente do Conselho Científico do IPESPE – para delinear a conjuntura conturbada de uma eleição contestada pelos apoiadores do ex-presidente e o cenário de impasse que veio a seguir, com a não-aceitação do resultado pelos adeptos de Bolsonaro.

O livro está disponível nas principais livrarias físicas e virtuais do país.

SERVIÇO - Livro
De Bolsonaro a Lula III - Pesquisa, Eleição, Democracia e Governabilidade
Autor: Antonio Lavareda
Editora Sagga
164 páginas

Comentários