Tarcísio ameaça deixar o Republicanos

Governador de SP não aceita que construção que vai ligar Guarujá a Santos não tenha participação de sua gestão




Lauro Jardim - O Globo

Tarcísio de Freitas anda irritado. Muito irritado. Com Lula e com o seu próprio partido, o Republicanos. Motivo: a construção do túnel de 860 metros que vai ligar Guarujá a Santos. Originalmente, seria uma parceria entre os governos federal e de São Paulo. Ao menos assim, segundo Tarcísio tem dito em conversas privadas, Rui Costa teria lhe falado.

No meio do caminho, porém, o Palácio do Planalto mudou o roteiro. Lula definiu que a maior obra do PAC, orçada em R$ 5,4 bilhões, será bancada somente pelo seu governo. Não quer compartilhar os dividendos políticos dessa obra. Até o licenciamento ambiental do túnel deve mudar de responsável por uma manobra do governo: deixaria de ser feito pela paulista Cetesb e passaria às mãos do Ibama.

Tarcísio já reclamou com Marcos Pereira, presidente do seu partido. Considera inaceitável que o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, seja do Republicanos e o túnel Santos-Guarujá não tenha participação do estado de São Paulo. Na conversa entre os dois, ameaçou deixar a legenda se a situação não mudar.

Comentários