Prefeitura de São Paulo tem programação especial para celebrar os 470 anos da cidade

De pequena vila a maior metrópole da América Latina, cidade se tornou o maior centro comercial e financeiro do país e ocupou o top 10 dos destinos mundiais para viajar em 2023


Conhecida por receber cidadãos de todo o planeta de braços abertos, a cidade de São Paulo completa 470 anos nesta quinta-feira, 25 de janeiro. Para celebrar a aniversariante e presentear os paulistanos, a Prefeitura de São Paulo preparou uma programação com atividades culturais e de lazer gratuitas que ocorrerão de forma descentralizada – a festa acontecerá em diferentes pontos da cidade, buscando universalizar a cultura.

Nesse dia, que é feriado na cidade, a população poderá aproveitar a gratuidade em todas as linhas de ônibus municipais para chegar às atrações. O Domingão Tarifa Zero começou a valer no dia 17 de dezembro e, já no primeiro mês de operação, beneficiou 16,2 milhões de passageiros. Todas as pessoas, inclusive turistas, têm direito ao benefício e podem usar quantos ônibus quiserem da 0h às 23h59.

Lar de 12,4 milhões de pessoas de mais de 70 nacionalidades diferentes, a cidade é dona de dados superlativos: foi eleita a 4ª melhor do mundo pelo ranking The World’s Best Cities 2023 (Melhores Cidades do Mundo) na categoria “cenário cultural”, é o maior centro comercial e financeiro do país e esteve entre os top 10 destinos mundiais para viajar em 2023, segundo o site Booking.com.

Presença 100% feminina em shows espalhados por toda a capital

Com o tema “Elas cantam São Paulo”, o aniversário de São Paulo terá shows de seis mulheres como atrações principais em diferentes pontos da cidade. Ele foi escolhido para reverenciar as grandes mulheres que ajudam a construir a identidade cultural da capital.

Lexa, Naiara Azevedo, Marvvilla, Luciana Mello, Eliana de Lima e Mart’nália serão as responsáveis por comandar a festa. A programação inclui atividades para crianças e estará presente no Centro e nas quatro regiões (Norte, Sul, Leste e Oeste).

“‘Elas cantam São Paulo’ é o presente da cidade para todas as paulistanas. Reverenciar o protagonismo e a força das mulheres, ampliando a necessidade desse palco para todos os gêneros através da música e de grandes artistas do cenário brasileiro”, disse a secretária municipal de Cultura, Aline Torres.

Programação terá filme e pipoca no Anhangabaú

Para os fãs de cinema, a Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, vai realizar uma sessão especial em pleno Vale do Anhangabaú: será a pré-estreia do curta-metragem “Fluxo, o Filme”, dirigido por Filipe Barbosa, ex-agente cineclubista da Spcine.

A produção traz um retrato da juventude periférica em contato com a música, a memória e a cidade de São Paulo. O curta-metragem também será exibido no Lift-Off Global Network Film Festival, em Londres.

Após a projeção de “Fluxo”, será exibido o clássico de 1968 “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla. A obra tem a cidade de São Paulo como pano de fundo, explorando a trajetória do anti-herói Jorginho.

No mesmo dia, no Centro Cultural São Paulo, será promovido um workshop de formação audiovisual que terá a participação de dois renomados profissionais do ramo, Gabriel Naka (Manga), técnico de captação, eventos e diretor audiovisual; e Azul Marinha, diretora de arte, dramaturgia e roteirista. Serão 20 vagas e, para participar do workshop, é necessário fazer a inscrição clicando aqui.

A oficina será uma introdução na área de áudio e trará narrativas de criação e núcleos do mercado de captação. O objetivo é abordar quais tipos de linguagens, equipamentos e equipes são necessários para uma boa captação e montagem criativa.

Para completar a programação especial para os amantes do cinema, a Spcine Play lançará duas estantes especiais que poderão ser acessadas gratuitamente de qualquer lugar do Brasil.

Batizadas de “Feliz Aniversário, São Paulo!”e “Filmes Apoiados pela Spcine”, elas foram elaboradas para destacar e homenagear a história da cidade e o apoio dedicado à produção cinematográfica local.

A estante “Feliz Aniversário, São Paulo!” oferecerá uma seleção de 15 filmes que capturam a diversidade da cidade ao longo dos anos. Entre os destaques está o lançamento do documentário “Uma Outra Cidade”, dirigido por Ugo Giorgetti, fruto de uma colaboração entre a SP Filmes de São Paulo e a TV Cultura. O documentário mostra a São Paulo dos anos 50 e 60 através dos olhos de jovens poetas.

Com objetivo de apoiar e promover o cinema nacional, a estante “Filmes Apoiados pela Spcine” é composta por 11 filmes que destacam a diversidade e qualidade das produções que receberam apoio da empresa paulistana através dos editais.

Programação inclui lançamento de passeios por parques naturais da cidade

A Prefeitura dá início na quinta-feira ao projeto Vamos Trilhar, cujo objetivo é levar os paulistanos para conhecer, gratuitamente, os parques naturais municipais.

A entidade Associação Mundo Melhor irá organizar a ida de grupos pré-agendados a cinco parques. O visitante terá a oportunidade de saber das ações desenvolvidas para a preservação e conscientização do meio ambiente, além de poder admirar a beleza das florestas tropicais ao longo de suas caminhadas por trilhas – sempre acompanhado de guias, monitores e equipes de manejo.

O projeto Vamos Trilhar acontecerá durante todo o ano de 2024 sempre aos finais de semana, sábados e domingos e alguns feriados, com visita pré-agendada. O transporte até os parques será gratuito. Na inscrição está incluso um kit com camiseta, água e lanche que será entregue no momento de chegada aos parques.

Cidade ganha ‘guia’ de dicas para os 470 anos

Lar de 12,4 milhões de pessoas de mais de 70 nacionalidades diferentes, a cidade é dona de dados superlativos: foi eleita a 4ª melhor do mundo pelo ranking The World’s Best Cities 2023 (Melhores Cidades do Mundo) na categoria “cenário cultural”, é o maior centro comercial e financeiro do país e esteve entre os top 10 destinos mundiais para viajar em 2023, segundo o site Booking.com.

Em mais uma iniciativa para homenagear São Paulo, a Prefeitura desenvolveu um “manual” com dicas e curiosidades sobre a cidade, como a inauguração da primeira fábrica de chocolates, na Vila Prudente, na zona leste, em 1885, além de pequenas confusões, como o cemitério de Vila Formosa ficar na Vila Carrão e a estação Carrão do Metrô ficar no Tatuapé.

O guia foi desenvolvido pela empresa municipal de eventos e turismo, a SPTuris, e traz dez temas, cada um com 47 dicas sobre a maior cidade do país. A lista pode ser consultada no site.

São 47 músicas, das tradicionais “Sampa” (Caetano Veloso), “Ronda” (Paulo Vanzolini) e “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa) às mais críticas, como “Fim de Semana no Parque” (Racionais) ou “Na Zona Sul” (Sabotage).

O “manual” também conta com os segredos da cidade – há dicas de lugares escondidos, como os 2,5 mil pés de café do Instituto Biológico, o aquário subterrâneo do Jardim da Luz – e dicas de restaurantes de culinária típica (nacional e internacional) e ruas de comércio especializado.

Moradores declaram seu amor por São Paulo

Maria do Socorro Rafael de Lima, de 56 anos, empregada doméstica

“Sou da Paraíba, de uma cidade pequena chamada Sumé, vim para São Paulo com 16 anos em busca de oportunidades de trabalho e consegui. Me apaixonei pela cidade, pela Avenida Paulista, pelo Parque do Ibirapuera, pelas compras no Brás. Foi aqui que me apaixonei, me casei, tive duas filhas e, pouco a pouco, estou conquistando as minhas coisas, minha casa própria. Hoje, eu não me vejo morando em outra cidade a não ser em São Paulo. Me sinto mais paulistana do que paraibana e me orgulho de tudo que eu tenho, tudo que eu consegui aqui.”

Raimundo Nonato de Araújo, vendedor, de 70 anos

“Nasci no interior do Ceará e sou radicado em São Paulo há 52 anos. É uma alegria falar dessa cidade tão querida, que me acolheu, onde alcancei todas as minhas conquistas, formei uma família maravilhosa, onde eu criei raízes. Eu diria que São Paulo é a minha segunda cidade. Não perco as minhas origens, mas, São Paulo, eu amo, porque aqui eu consegui tudo. É gratificante morar numa cidade como São Paulo devido ao seu gigantismo. É uma cidade onde as pessoas te acolhem bem, te dão carinho, respeito. Parabéns, São Paulo, pelos seus 470 anos. Te amo. Continuarei te amando. São Paulo é a minha cidade.”

Leonardo Freitas, publicitário, de 33 anos

“Sou paulistano e adoro São Paulo porque são várias cidades dentro de uma só. Eu posso sair pra comer e encontrar comidas do mundo inteiro, tem gente de todas as partes, culturas de todos os lugares. Morando em São Paulo, eu me sinto um cidadão do mundo todo, podendo aproveitar um pouquinho de cada lugar em uma cidade só.”

Renata Baltazar, administradora de empresas, de 47 anos

Eu adoro morar em São Paulo. Eu acho uma cidade completa, tem tudo o que a gente precisa. Embora eu já conheça algumas outras capitais, sempre fico feliz quando eu volto. Você tem inúmeras possibilidades de conhecer coisas novas, de conhecer diversas culturas, tudo aqui dentro. Se você procurar um roteiro, você vai ter um museu, algo que fale sobre a cultura japonesa, sobre a cultura coreana, italiana, é uma infinidade. Eu acho que São Paulo representa o mundo. O meu lugar preferido é o Parque de Ibirapuera, é uma região linda, que tem uma paz, é bem cuidado, e você tem uma possibilidade de coisas que pode fazer sozinho ou com sua família. Para mim, São Paulo é a minha cidade do coração, eu sou muito feliz de morar aqui.”

Serviço

Centro – São João

Apresentação – Mestre de cerimônia Juliana Sanchez

11h – Infantil – Viradinha
Música – DJ Vívian Marques
Música – DJ Lela Lima
14h – Música – Clube do Balanço
16h – Música – Demônios da Garoa
18h – Música – Baby do Brasil
20h – Música – Naiara Azevedo

Endereço: Avenida São João, esquina com a Avenida Ipiranga

Norte – Centro Cultural da Juventude

Apresentação – Mestre de cerimônia Leticia Kor

12h – Infantil – Viradinha
Música – DJ Juliana Gil
14h – Música – Torya
16h – Música – Slipmami
18h – Música – Lexa

Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641

Leste – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Apresentação – Mestre de cerimônia Negaly CT

12h – Infantil – Viradinha
Música – DJ Vivi Varela
14h – Música – Mc Tha
16h – Música – Tati Quebra Barraco
18h – Música – Marvvila

Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6.900

Oeste – Casa de Cultura do Butantã

Apresentação – Mestre de cerimônia Letícia Maria

10h – Infantil – Intervenção infantil no pátio
12h – Música – DJ Baile de Samba Rock
14h – Música – Dinho Nascimento
Música – DJ Ju Salty
16h – Música – Crypta
18h – Música – Karina Buhr

Endereço: Avenida Junta Mizumoto, 13

Sul – Casa de Cultura Campo Limpo

Apresentação – Mestre de cerimônia Renata Alves

12h – Infantil – Viradinha
Música – DJ Esteves
14h – Luciana Mello
16h – Padre Alessandro Campos
18h – Música – Yasmin Santos

Endereço: Rua Aroldo de Azevedo, 100


Leste – Teatro Flávio Império

Apresentação – Mestre de cerimônia Day Ramos

12h – Infantil – Viradinha
Música – DJ Anazu
14h – Música – Eliana de Lima
16h – Triz
18h – Música – Mart'nália

Endereço: Rua Professor Alves Pedroso, 600

Sessão Cineclube no Vale do Anhangabaú

Data e Horário: 25/01, às 19h.

Localização: Vale do Anhangabaú (tenda montada próximo ao Viaduto do Chá, ao lado do metrô Anhangabaú).

Entrada: Gratuita e aberta ao público (por ordem de chegada até atingir a capacidade total do local). Capacidade: 200 pessoas.

Pipoca de graça: A Spcine oferecerá pipoca gratuita durante toda a sessão, garantindo que todos possam desfrutar da noite de cinema com o máximo de conforto.

Workshop

Data e Hora: 25/01, das 14h às 18h

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000 – Liberdade, São Paulo – SP

Entrada: a participação é presencial, sujeita a alteração de acordo com as condições locais.

Projeto Vamos Trilhar


As inscrições para o projeto Vamos Trilhar devem ser feitas pelo minhasinscricoes.com.br/Evento/VamosTrilhar. No site, estão o regulamento e as demais orientações.

Veja os locais

Parque Fazenda do Carmo (Trilha da Preguiça, Trilha do Urubu)

Sábados e domingos

Saída do Metrô Artur Alvim às 8h

Chegada ao parque às 9h

Tempo de permanência no parque, das 9h às 11h

Saída do parque às 11h

Chegada de retorno ao Metrô Artur Alvim às 12h


Parque Itaim (Trilha do Tatu, Trilha Bosque do Silêncio)

Sábados e domingos

Saída do Santo Amaro às 8h

Chegada ao parque às 9h

Tempo de permanência no parque, das 9h às 11h

Saída do parque às 11h

Chegada de retorno ao Metrô Santo Amaro às 12h

Parque Jaceguava (Trilha do Saci, Trilha do Cambará)

Sábados e domingos

Saída do Santo Amaro às 8h

Chegada ao parque às 9h

Tempo de permanência no parque, das 9h às 11h

Saída do parque às 11h

Chegada de retorno ao Metrô Santo Amaro às 12h

Parque Varginha (Trilha do Içá, Trilha das Araucárias)

Sábados e domingos

Saída do Santo Amaro às 8h

Chegada ao parque às 9h

Tempo de permanência no parque, das 9h às 11h

Saída do parque às 11h

Chegada de retorno ao Metrô Santo Amaro às 12h

Parque Bororé (Trilha do Aventureiro, Trilha do Lago, Trilha do Gavião Caramujeiro)

Sábados e domingos

Saída do Santo Amaro às 8h

Chegada no parque às 9h

Tempo de permanência no parque, das 9h às 11h

Saída do parque às 11h

Chegada de retorno ao Metrô Santo Amaro às 12h

Comentários

Postar um comentário