Mais de 30 deputados devem disputar prefeituras em SP; veja lista

Levantamento do Metrópoles indica que, até o momento, há 11 deputados federais e 20 estaduais cotados para disputar prefeituras em 2024


Juliana Arreguy - Metrópoles

Com as eleições municipais se aproximando, 31 deputados paulistas, entre federais e estaduais, são cotados para disputar as prefeituras de 16 cidades no estado de São Paulo neste ano.

As apostas dos partidos em candidaturas de deputados é comum, mesmo quando a chance de vitória é baixa, porque, diferentemente de quem ocupa uma função no Executivo, os parlamentares não precisam se afastar dos respectivos mandatos para disputar as eleições.

Os partidos enxergam nas campanhas municipais a chance de ampliar sua capilaridade regional, elegendo o maior número possível de prefeitos e vereadores nas cidades. Além disso, a visibilidade e o capital político envolvidos em uma eleição também serve de atrativo para os próprios deputados, que podem retomar a rotina nas casas legislativas sem prejuízos em caso de derrota.

Levantamento feito pelo Metrópoles indica que, até o momento, há 11 deputados federais e 20 estaduais cotados para disputar prefeituras este ano. Os números correspondem a 15% da bancada paulista da Câmara e a 22% das cadeiras da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

O PL é o partido com mais deputados cotados para as prefeituras – são sete –, seguido da federação entre PSDB e Cidadania, com cinco deputados, e do PT, com quatro.
Capital atraiu mais deputados para corrida eleitoral

A capital paulista é a cidade que mais tem parlamentares dispostos a encarar as urnas neste ano. Quatro deputados federais já se colocaram abertamente como pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo: Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB), Ricardo Salles (PL) e Kim Kataguiri (União Brasil).

Boulos e Tabata são os únicos que já tiveram as pré-candidaturas abraçadas pelos respectivos partidos. O psolista conta com o apoio do PT, que não terá candidatura própria e deve indicar a ex-prefeita Marta Suplicy como vice da chapa.

Já Salles, apesar dos acenos que recebeu do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não conta com o apoio do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que já disse publicamente que pretende apoiar a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Situação semelhante vive Kataguiri, que conta com a simpatia de caciques nacionais do partido, como ACM Neto, mas não convenceu o diretório municipal da sigla, controlado pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Milton Leite, que é um dos maiores aliados de Nunes.
Disputas fora da capital

Aliados na capital, alguns partidos ainda discutem se estarão juntos no palanque em outras cidades. É o caso da disputa em Piracicaba, na qual o PSD estuda lançar o deputado estadual Helinho Zanatta contra o pré-candidato do PL e seu companheiro de Alesp, Alex de Madureira. Também deve concorrer no município a deputada estadual Professora Bebel (PT).

Já em São Bernardo do Campo, maior cidade do ABC paulista, os dos principais nomes que já surgiram na disputa pela sucessão do prefeito Orlando Morando (PSDB) também têm mandato parlamentar: Alex Manente, deputado federal pelo Cidadania, e Luiz Fernando Teixeira, deputado estadual pelo PT.

Confira a lista completa:
  • Bauru: deputado federal Capitão Augusto (PL-SP);
  • Campinas: deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania);
  • Franca: deputado estadual Guilherme Cortez (PSol);
  • Guarulhos: deputado federal Alencar Santana (PT-SP) e deputados estaduais Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) e Márcio Nakashima (PDT);
  • Itu: deputado federal Rodrigo Moraes (PL-SP) e deputada estadual Mônica Seixas (PSol)
  • Mogi das Cruzes: deputado estadual Marcos Damásio (PL);
  • Osasco: deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP) e deputados estaduais Emídio de Souza (PT) e Gerson Pessoa (Podemos);
  • Piracicaba: deputados estaduais Alex de Madureira (PL), Helinho Zanatta (PSD) e Professora Bebel (PT);
  • Ribeirão Preto: deputado federal Ricardo Silva (PSD-SP);
  • Santos: deputados federais Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) e Rosana Valle (PL-SP);
  • São Bernardo do Campo: deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) e deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT);
  • São José dos Campos: deputados estaduais Dr. Elton (União) e Letícia Aguiar (PP);
  • São José do Rio Preto: os deputados estaduais Itamar Borges (MDB) e Valdomiro Lopes (PSB);
  • São Paulo: os deputados federais Guilherme Boulos (PSol-SP), Tabata Amaral (PSB-SP), Ricardo Salles (PL-SP) e Kim Kataguiri (União-SP)
  • Sorocaba: deputados estaduais Danilo Balas (PL) e Maria Lúcia Amary (PSDB);
  • Taubaté: deputado estadual Atila Jacomussi (Solidariedade).

Comentários