Avenida São João fecha para carros e abre só para pedestres e ciclistas neste domingo (21)

Ação é experimental; intenção da gestão Nunes (MDB) é incluir a via no Programa Ruas Abertas


A avenida São João, umas das mais conhecidas vias na região central de São Paulo, vai ficar aberta para pedestres e ciclistas neste domingo (21). A intenção é que ela integre o Programa Ruas Abertas, assim como a avenida Paulista e quatro ruas da Liberdade.

Durante a atividade, que está em caráter experimental, um trecho de 1,5 km da via, entre o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) e o Largo do Paissandu, será temporariamente interditado para a circulação de automóveis.

No primeiro dia de teste, segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), haverá uma série de atividades gratuitas no local.

De acordo com a prefeitura, a proposta de abrir a via para o público está em debate desde o começo do ano, por meio de uma consulta pública. Quem quiser pode participar clicando aqui até o dia 8 de fevereiro.

A ideia de fechar a avenida São João para carros aos domingos opõe moradores e empresários da região.

A gestão municipal declara que o objetivo da medida é contribuir para a requalificação e a reativação do centro histórico de São Paulo, mas não garante sua implementação. Um questionário público online será disponibilizada a cidadãos. Nele, eles poderão compartilhar experiências e expectativas para a avenida São João.

"Finalizado o prazo da consulta, a prefeitura sistematizará todas as respostas recebidas para a avaliação das próximas etapas", completa o texto.

Comerciantes da região, principalmente os instalados no largo do Paissandu, próximo ao Vale do Anhangabaú, aprovam o fechamento dominical para carros. Lá, fica a Galeria do Rock, por exemplo.

Hoje, o conjunto funciona de segunda a sábado, mas alguns lojistas discutem a possibilidade de abertura aos domingos "pela oportunidade de faturar mais", relata Marcos Aquino, 47, dono de um varejo de roupas e calçados.

Fonte: Folha.com



Comentários