Alckmin participa da inauguração de estação de tratamento de esgoto em Pitangueiras, SP

Vice-presidente acompanhou cerimônia e falou sobre aumento do percentual do biodiesel na composição do diesel a partir de 1º de março

Geraldo Alckmin

g1

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), participou nesta sexta-feira (19) da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Pitangueiras (SP), a 53 quilômetros de Ribeirão Preto (SP).

A obra, finalizada em dezembro de 2023, recebeu investimentos de R$ 17,6 milhões. Os recursos são provenientes da prefeitura e do governo de São Paulo, sendo que R$ 10,5 milhões foram obtidos por meio da agência de fomento Desenvolve SP.

“Essa é uma obra que não aparece, está embaixo do asfalto, ninguém vê. A lagoa de tratamento está do outro lado da Rodovia Armando Sales de Oliveira, mas ela é fundamental. Administrar para o ser humano o saneamento básico, a água tratada e o esgoto tratado”, disse.

Na época da licitação do projeto, Alckmin era governador do estado de São Paulo.

Segundo o prefeito Marquinho Soriano (Cidadania), a estação vai possibilitar a recuperação do Córrego Pitangueiras e de trecho do Rio Mogi-Guaçu, que sempre receberam esgoto sem nenhum tratamento.

Divulgado em dezembro de 2023, o relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério do Desenvolvimento Regional, mostra que até o fim de 2022 não havia esgoto tratado referente à agua consumida na cidade de 33,6 mil habitantes.

A ETE ocupa uma área de 73.224 metros quadrados e fica no km 362 da Rodovia Armando Sales de Oliveira (SP-322). A capacidade é para tratar 130,42 litros de esgoto por segundo.

Além da preservação hídrica e da saúde da população toda, moradores dos bairros São Benedito, Pedro de Felício e São João ainda são mais beneficiados por causa do fim do incômodo causado pelo mau cheiro do esgoto despejado próximo às casas.

“Passei por constrangimentos muitas vezes. Quando recebia pessoas na minha casa, elas sempre comentavam o mau cheiro da região. Com a conclusão da obra, o mau cheiro cessou”, afirma a psicopedagoga Cintia Pereira da Silva, que mora há seis anos no bairro São Benedito.

Mudança no diesel a partir de março

Durante a cerimônia de inauguração e ao lado de diversas autoridades, Alckmin, que é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, disse que o percentual de biodiesel adicionado ao diesel derivado do óleo fóssil subirá dos atuais 12% para 14% a partir de 1º de março.

A mudança deve ser oficializada na segunda-feira (22) durante reunião do Conselho Nacional do Desenvolvimento Industrial. A medida visa reduzir a importação de biodiesel dos EUA.

“O Brasil importa biodiesel dos Estados Unidos. Era B10, você tinha 10% de biocombustível no diesel. O ano passado, o governo do presidente Lula aumentou para 12% e, agora, em 1º de março, 14%. Diminui a importação de diesel dos EUA e aumenta o óleo vegetal ou gordura animal no biodiesel. Despolui o meio ambiente ajuda a saúde e gera emprego agroindústria”, disse.

Ainda de acordo com o vice-presidente, a tentativa do governo federal de aumentar o percentual de etanol anidro na gasolina dos atuais 27,5% para 30% também deve impactar a queda de importação do combustível dos EUA.

O projeto do Executivo enviado ao Congresso em setembro de 2023 prevê o aumento gradativo até 2030. O assunto deve entrar em discussão a partir de fevereiro.

"O etanol anidro na gasolina, então você deixa também de importar gasolina e aumenta a proporção de álcool, ajuda o meio ambiente. A terceira causa de morte é doença respiratória. A primeira é coração, a segunda é câncer, a terceira é pulmão (...) foi orientação do presidente Lula aumentar a descarbonização, um compromisso com o meio ambiente, e gerar emprego, agregar valor.”

Comentários

  1. Se vai aumentar o etanol na ⛽️ gasolina, deve se diminuir o preço do mesmo

    ResponderExcluir

Postar um comentário