Alckmin defende nova política industrial

Vice-presidente participou de abertura do B20, na sede da Firjan




O vice-presidente Geraldo Alckmin saiu nesta segunda-feira em defesa da nova política industrial lançada semana passada pelo governo federal, em Brasília, ao tratar de temas geopolíticos na abertura do Negócios 20 (B20, na sigla em inglês). O B20 é um fórum que reúne representantes de empresas do G20, grupo diplomático formado pelos 20 países mais ricos do mundo. Com o Brasil na presidência rotativa do G20, o Rio sedia a abertura do B20, na sede da Firjan.

Em seu discurso, Alckmin enfatizou que o BNDES é "importante na agenda de competividade e de crédito", mas procurou desfazer a impressão de que o programa anunciado semana passada trará mais gastos com subsídios para a indústria. O vice-presidente, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, destacou que haverá juros subsidiados numa parcela pequena de linhas de financiamento. A TR, taxa que reajusta a poupança, abaixo das de mercado, por exemplo, irá apenas para inovação tecnológica.

"O que queremos é indústria inovadora, sustentável, com descarbonização e exportação. A exportação dá um upgrade, muda o patamar das empresas em competividade", disse Alckmin.

Também participando da abertura do B20, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, reforçou a defesa do programa lançado semana passada pelo governo federal. E rebateu as críticas de que essas políticas seriam antigas e ultrapassadas.

"O mundo inteiro está usando ferramentas do passado. Vamos fazer isso. Não tem nenhuma economia forte na histórica recente forte sem indústria", afirmou Alban.

Fonte: O Globo

Comentários