8/1: Praça dos Três Poderes recebe réplicas gigantes da Constituição

Esta segunda marca o aniversário de um ano dos ataques antidemocráticos, que resultaram na invasão da Praça dos Três Poderes


Daniela Santos e Matheus Veloso - Metrópoles

No dia que marca o aniversário de um ano dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, nesta segunda-feira (8/1), Brasília amanheceu com réplicas da Constituição Federal, em tamanho gigante, espalhadas pela Praça dos Três Poderes, onde ficam os prédios invadidos e depredados naquele fatídico episódio.

A intervenção faz parte dos eventos marcados para esta segunda, que relembram a intentona golpista. Executivo, Legislativo e Judiciário se juntam em atos que buscam transformar a data em uma celebração da “vitória da democracia”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) montou uma exposição com peças danificadas e fragmentos da depredação, resultado das ações de 8 de janeiro. Naquele dia, golpistas invadiram e destruíram o plenário da Corte, deixando um prejuízo que ultrapassa os R$ 12 milhões.

A mostra será inaugurada pelo presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso, nesta segunda, e estará aberta ao público a partir das 13h de terça-feira (9/1).

Ainda nesta segunda, às 15h, o Salão Negro do Congresso Nacional recebe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do STF, Barroso, além de diversas autoridades, como governadores, ministros, parlamentares e outros.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cancelou a participação devido a problemas de saúde na família. Durante a cerimônia, os chefes dos Três Poderes presentes devem discursar.

Comentários