Segurança na região central será reforçada com 1.500 dos 2.400 policiais militares da Operação Delegada

Prefeito afirmou que adesão dos agentes à atividade na região foi de 100% após aumento do valor pago pela administração municipal

Ricardo Nunes 

A Prefeitura de São Paulo vai reforçar a segurança e enfrentamento ao comércio irregular na região central com mais 1.500 policiais militares por meio da Operação Delegada. De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, 2.400 policiais militares se inscreveram para a nova etapa da atividade. A Operação Delegada é realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para que agentes da Polícia Militar reforcem o policiamento na cidade durante suas folgas. O foco da atuação é aumentar a segurança e reorganizar o espaço público. A adesão é voluntária. 

Ao lado do governador Tarcísio de Freitas, o prefeito sancionou na tarde desta sexta-feira (8) o projeto de lei que altera os valores da Gratificação por Desempenho da Atividade Delegada aos Policiais Militares e Civis, e da Atividade Complementar dos Guardas Civis Metropolitanos. 

"Fizemos uma correção do valor e aumentamos o convênio para 2.400 homens, e agora tem esse projeto que acabei de sancionar, que aumenta em 20% o valor da remuneração da operação delegada, acrescenta a operação delegada noturna, que tem mais 20%. E a gente colocou a segunda inovação, que é o extra de 30% para os policiais que trabalharem nas áreas que a gente vai definir pela SMSU como as áreas prioritárias”, explicou Ricardo Nunes. “Então estamos fazendo um grande investimento da Prefeitura em parceria com o Estado, e acrescentando ainda a operação delegada dos bombeiros.” 

O prefeito lembrou ainda que, além do volume muito grande de policiais no Centro, também há mais GCMs e o uso de tecnologia, com a implantação do Smart Sampa, maior programa de videomonitoramento da cidade, com até 20 mil câmeras, das quais 3.300 serão instaladas na região central. De acordo com Nunes, 404 câmeras já estão instaladas na região. 

Parceria

O governador ressaltou a parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado, não somente na área da segurança, mas em Educação, na Saúde, no Transporte Público. “Estamos dando mais um passo e sabemos como o desafio é difícil. Não basta só pensar que temos atividades multidisciplinares para serem realizadas. Não basta só reforçar a segurança, fazer operações de polícia, aumentar cobertura de assistência social, fazer habitação, vamos levar a sede do Governo para o Centro. Se a gente não enfrentar com a seriedade que tem que enfrentar, não vai dar certo. É uma tarefa de todos”, afirmou Tarcísio. 

O prefeito afirmou ainda que a região já está tendo o patrulhamento comunitário e preventivo reforçado com a ampliação do número de viaturas e motos em pontos estratégicos pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana. No total, a região conta com mais de 1.600 agentes da Guarda Civil Metropolitana, que realizam o patrulhamento por meio de rondas periódicas, 24 horas por dia, além das bases comunitárias. Atualmente na região central da cidade são empregadas no patrulhamento da GCM 77 viaturas e 140 motos. 

“Particularmente, eu acredito que todos esses processos que estão acontecendo aqui na região Central e todas essas iniciativas do Poder Executivo Municipal e Estadual vêm para colaborar e ratificar as ações que estão acontecendo. O cuidado com o Centro com ações que fortalecem e dão condições aos agentes que atuam nas ruas”, disse a secretária municipal de Segurança Urbana, Elza Paulino. 

Incentivos

Nunes destacou que a Prefeitura não tem medido esforços para reforçar a segurança na região, com ações de reurbanização e de incentivos para atrair empresas, criar moradias e geração de trabalho, além de aumentar os benefícios para atrair mais policiais para a Atividade Delegada. 

Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Carlos Roberto Ordine, os resultados já estão aparecendo. 

“Hoje é um dia extremamente feliz, a gente sente que São Paulo hoje é uma cidade muito mais segura. É um grande momento para o comércio, que são as vendas natalinas, e hoje esse anúncio, muda a chave. E hoje tenho certeza de que vamos trazer para o Centro, com toda segurança e muita alegria, essas festas natalinas”, disse. 

Em novembro, a proposta da Prefeitura de São Paulo que inclui nas atividades da Operação Delegada integrantes do Corpo de Bombeiros, reajusta o valor da diária e equipara a gratificação paga a Policiais e Guardas Civis Metropolitanos (GCM) foi aprovada na Câmara Municipal. 

O projeto estabelece acréscimo de 20% no valor para os profissionais que atuarem no período noturno – entre 22h e 6h, independentemente da localidade – e de 30% para quem for escalado para trabalhar em regiões consideradas estratégicas, que serão definidas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Comentários