Prefeitura decreta ponto facultativo, suspende rodízio e faz operação especial dos ônibus para amenizar impacto da greve do transporte público sobre trilhos

Unidades municipais de educação e de saúde continuam funcionando



Em razão da paralisação prevista por sindicatos de trabalhadores do Metrô e CPTM para as primeiras horas desta terça-feira (28), a Prefeitura de São Paulo decretou ponto facultativo, suspendeu o rodízio municipal de veículos e determinou operação especial no transporte público por ônibus.

Está mantido o funcionamento de escolas e creches, unidades de saúde, serviços de segurança urbana, de assistência social, do serviço funerário, além de outras unidades cujas atividades não possam sofrer descontinuidade.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que as unidades de urgência e emergência, assim como os equipamentos da rede de atenção básica, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), funcionarão normalmente nesta terça-feira (28). Caso o paciente não consiga comparecer às consultas ou exames agendados por conta da greve do metrô, será feita a remarcação garantindo a realização do procedimento.

“Faremos todos os esforços para tentar minimizar esse sofrimento que mais uma vez os sindicatos irão impor à sociedade”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

De acordo com o prefeito, a decisão de manter as escolas abertas deve-se ao volume muito grande de crianças em creche.

Ricardo Nunes afirmou ainda que durante todo o dia 100% da frota de ônibus estará em operação, além do reforço da frota com mais 200 ônibus. “Lembrando, mesmo que a gente coloque 200 ônibus a mais, mantenha toda a frota ativa durante o dia inteiro, uma greve que envolve o Metrô, a parte pública, porque a parte privada não entrará em greve, e CPTM, não existe condições de manter a ordem, manter a qualidade, mesmo colocando mais ônibus, porque são 8 milhões de passageiros transportados pelo sistema de transporte sobre trilhos”, destacou o prefeito.

Rodízio

Em razão da greve, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspenderam o rodízio municipal de veículos na cidade durante todo o dia.

Continuam valendo normalmente as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF); e as proibições de circulação de veículos nas faixas e corredores de ônibus, conforme a sinalização. As vagas rotativas de Zona Azul também permanecem funcionando normalmente.

A Engenharia de Tráfego da CET manterá monitoramento constante nas ruas e avenidas da cidade, visando manter as condições de fluidez e a segurança das vias.

Ônibus

De acordo com a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e a SPTrans, objetivo de manter a frota total durante todo o dia é amenizar os transtornos causados à população, considerando que um ônibus de grande porte tem capacidade para transportar 170 passageiros, enquanto um trem transporta mais 1.000 pessoas a cada viagem.

Os técnicos SPTrans acompanharão a movimentação dos passageiros nas linhas municipais nesta terça-feira. A SPTrans também solicitou às concessionárias que deem apoio no atendimento aos passageiros nas ruas da cidade.

A operação regular, feita com 11.934 veículos, terá um total de 12.134 ônibus. Os coletivos também deverão circular durante todo o dia, sem redução no horário de pico, também como forma a atenuar o impacto aos passageiros do Metrô e da CPTM

Os itinerários de algumas linhas municipais de ônibus que geralmente encerram suas viagens em estações de metrô que não irão funcionar também serão ampliados, para permitir que os passageiros consigam chegar mais próximos da região central ou de locais com maior concentração de comércio e serviços.

Linhas que serão estendidas da estação do Metrô Corinthians-Itaquera até o Metrô Tatuapé:

2703/10 Jd. Etelvina - Metrô Itaquera
2703/21 Jd. Etelvina - Metrô Itaquera
2703/22 Jd. Gianetti - Metrô Itaquera
2707/10 Chabilândia - Metrô Itaquera
2707/31 Chabilândia - Metrô Itaquera
2721/10 Jd. Nazaré - Metrô Itaquera
2733/10 Pq. Guarani - Metrô Itaquera
2734/10 Jd. Campos - Metrô Itaquera
3732/10 CPTM José Bonifácio - Metrô Itaquera
3741/10 CPTM D. Bosco - Metrô Itaquera
374V/10 Jd. Santana - Metrô Itaquera
3754/10 Inácio Monteiro - Metrô Itaquera
407H/10 Jd. São Francisco - Metrô Itaquera

Linhas que serão estendidas da Estação CPTM Guaianases até o Metrô Carrão:

2004/10 Jd. Nsa. Sra. Do Caminho - CPTM Guaianases
2009/10 Jd. Robru – CPTM Guaianases
2059/10 São Miguel – CPTM Guaianases
2202/10 Jd. Das Oliveiras - CPTM Guaianases
3026/10 Vl. Iolanda II - CPTM Guaianases
3064/10 Cid. Tiradentes - CPTM Guaianases

Linhas que serão estendidas da estação Metrô Tucuruvi até o Metrô Luz:

1705/10 Jd. São João - Metrô Tucuruvi
1705/51 Cem. Pq. Da Cantareira - Metrô Tucuruvi
1709/10 Jd. Joana D'arc - Metrô Tucuruvi
1709/21 Jd. Joamar - Metrô Tucuruvi
1720/21 Vila Sabrina - Metrô Tucuruvi
1722/10 Jd. Marina - Metrô Tucuruvi

Linha que será estendida entre Metrô Jardim São Paulo até Metrô Santana:

178Y/10 Vila Amélia - Metrô Jardim São Paulo

Comentários