Prefeito de São Paulo assume a presidência de Mercocidades, principal rede de governos locais da América do Sul

XXVIII Cúpula de Mercocidades reúne prefeitos e representantes de alto nível de mais de 40 cidades da região; encontro faz parte do São Paulo International Summit 2023


Ricardo Nunes

O prefeito Ricardo Nunes será oficializado durante a XXVIII Cúpula de Mercocidades, em São Paulo, presidente da rede de governos locais ligados às nações que integram o Mercosul. O mandato da capital paulista se estende ao longo do próximo ano, até o fim de 2024, sucedendo Montevidéu (Uruguai). Já a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, assumirá a Secretaria Executiva da entidade.

“Fico muito feliz de poder ter a cidade inserida num contexto internacional. Temos muita coisa para compartilhar, muita coisa para aprender, mas, evidentemente, nos alegra, nos motiva cada vez mais a presença da cidade de São Paulo nas ações internacionais com todos os nossos prefeitos, prefeitas, Mercocidades e vários outros órgãos internacionais que são fundamentais para melhora da qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades”, apontou Nunes durante a abertura oficial da XXVIII Cúpula de Mercocidades, na Sala Paulo.

Durante o evento, Nunes destacou alguns dos desafios que têm enfrentado na gestão da cidade. “São muitos os desafios que os prefeitos, as prefeitas e a população das cidades estão enfrentando. Recentemente passamos por uma das piores crises sanitárias que foi a Covid-19. Todas as necessidades foram enfrentadas e conseguimos superar esse grande desafio, mas ficaram as sequelas do aumento das pessoas em situação de rua, da necessidade das ações para retomada econômica, geração de emprego e de renda, e uma grande experiencia para todos nós de como devemos atuar em situações que surgem de forma tão repentina e que requer dos poderes públicos uma ação de atendimento a sua população”, disse.

O prefeito também apontou que a cidade vem intensificando seu envolvimento nas questões das mudanças climáticas. “Recentemente nós tivemos as altas temperaturas e fizemos uma grande mobilização para fornecer água, chá gelado, suco e frutas por conta das temperaturas se aproximarem dos 40 graus. Nós estamos agora com um novo alerta para amanhã e até domingo de chuvas. Como a gente vai enfrentar essas ações? Quais serão as medidas necessárias para fazermos todo esse enfrentamento? Esse é um tema que, sem dúvida nenhuma, a gente vai poder compartilhar muitas e muitas experiências dentro do Mercocidades”, concluiu o prefeito.

A cúpula terá ao menos 19 prefeitos e vice-prefeitos, como os de Córdoba e Esteban Echeverria (Argentina), Quilpué (Chile), Paso De Los Toros (Uruguai) e Pilar (Paraguai), além de representantes de alto nível de um total de 48 cidades, incluindo as capitais da região que fazem parte da rede, como Buenos Aires, Santiago e Assunção.

Além de oficializar o novo corpo diretivo da entidade, o encontro vai deliberar o novo plano de trabalho apresentado pela capital paulista. Sob o lema “diverCIDADES: Inclusão para a Agenda 2030”, São Paulo irá atuar com três eixos temáticos ao longo de sua gestão: “Cidades Plurais e Inclusivas”; “Cidades Globais e Sustentáveis” e “Cidades Inovadoras e Eficientes”.

“Dentro das nossas diferenças, das nossas semelhanças nós temos cidades diversas com muito a aprender e ensinar entre si. Por isso essa cúpula se propõe a celebrar as diversidades que encaramos não como um obstáculo, mas como características indispensáveis para um desenvolvimento urbano mais justo e sustentável pensando diferente. E isso é muito bom. Assim vamos conseguindo soluções mais inovadoras, criativas para as pessoas do nosso século como as mudanças climáticas e as desigualdades que estão cobrando um preço alto e impondo pesados desafios para todas as nossas cidades”, apontou a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

“É preciso do interesse do setor público para fazer essa engenharia das finanças que se necessita para cuidar dos desafios que a secretária comentou. Estamos em um momento de cambio muito forte político e estratégico e é preciso que as administrações estejam com todas as ferramentas financeiras para implementar esse processo”, disse o diretor-executivo do Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV), Carlos de Freitas.

Criada em 1995, o objetivo da rede é promover a cooperação internacional na criação de políticas conjuntas entre as cidades e estimular o intercâmbio de boas práticas. Entre as atividades previstas na reunião de cúpula, a rede vai debater o presente e o futuro do Mercosul, além da articulação de Mercocidades com o bloco de países, que atualmente mantém negociações para um acordo comercial com a União Europeia. A presidência do Mercosul cabe hoje ao Brasil.

O encontro de Mercocidades inclui diversas reuniões dos grupos temáticos de trabalho (planejamento estratégico e áreas metropolitanas, Educação, Turismo e Cultura, entre outros), da Direção Executiva e do Conselho da Rede. Ao final, a reunião de cúpula deverá divulgar a Declaração de São Paulo, documento que estabelecerá o posicionamento e os compromissos das Mercocidades, orientando também a gestão da rede ao longo do próximo ano, que cabe à capital paulista.

São Paulo International Summit

A Cúpula de Mercocidades é o terceiro encontro de alto nível que compõe o SPIS (São Paulo International Summit 2023). Nesta terça-feira, 21, a União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), realizou sua XX Assembleia Geral.

O SPIS teve início na segunda-feira (20) com o encontro da Plataforma de Inovação Urbana do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e segue até amanhã (24) quando ocorre o II Fórum Anual da Aliança de Bancos Subnacionais de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (FMDV).

Comentários