Lu Alckmin participa da formatura da 1ª turma de multiplicadores do projeto social Padaria Artesanal em Brasília

Evento contou com a participação vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e do Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília


A segunda-dama e madrinha do projeto, Lu Alckmin, participou manhã desta terça-feira (21/11), da formatura da primeira turma de multiplicadores do projeto social Padaria Artesanal, realizada no auditório da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, localizada na 615 Sul, local que abriga a unidade Polo do projeto no Distrito Federal.

A parceria entre a Arquidiocese de Brasília, a CNBB, a madrinha do projeto, Lu Alckmin, e vários parceiros de instituições privadas capacitou 120 agentes multiplicadores nesta primeira turma. Os formandos ficaram responsáveis por levar os conhecimentos de panificação a 30 localidades do Distrito Federal e entorno, além de outros estados do país, para capacitar outros alunos em suas comunidades.

A unidade polo, estabelecida na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, localizada na 615 Sul, teve o espaço reformado e equipado para permitir a realização das aulas teóricas e práticas do projeto, parceria entre a Arquidiocese de Brasília, a CNBB, SENAI, SENAC, SEBRAE e o empresariado da capital federal.

“A Padraria Artesanal trabalha com uma pedagogia que emancipa as pessoas, é uma metodologia que traz autonomia. Então, é um projeto de esperança. O mais interessante é que a pessoa aprende em apenas um dia de curso a fazer dez receitas de pães, que são saborosos e nutritivos. Aqui, é a unidade polo que tem a função de formar os multiplicadores que atuarão em suas comunidades, ensinando as pessoas que tiverem interesse em aprender a arte da panificação”, explicou o Frei Rogério Soares, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, responsável pela unidade polo do projeto.

Lu Alckmin celebrou a primeira formatura do projeto no Distrito Federal e ressaltou a importância do engajamento do empresariado, considerando o apoio como essencial para a realização das atividades do projeto social.

“É uma alegria imensa estar nessa formatura de 120 multiplicadores da Padaria Artesanal em Brasília. O projeto conta com dez receitas fáceis e de baixo custo, que geram renda rapidamente. O sonho da minha vida está se realizando, pois quero levar esse curso para todo o Brasil. Hoje, já temos aqui multiplicadores do Maranhão, do Ceará e de Goiás. Além disso, já recebemos pedidos para formar multiplicadores no Amazonas, na Bahia e no Rio de Janeiro. Queremos ajudar no resgate da dignidade das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, que vão poder se alimentar melhor e ter uma alternativa para geração de renda e sustento de suas famílias”, comentou Lu Alckmin.

Idealizado para promover a inclusão produtiva e gerar oportunidades de trabalho e renda em regiões com população em situação de vulnerabilidade social, o projeto capacita os multiplicadores através de técnicas simples, ou seja, sem a exigência de estrutura profissional, para que, ao retornarem para as instituições a que estão ligados, transmitam o conhecimento adquirido. A capacitação também aborda temas como higiene, empreendedorismo e formalização de trabalho.

A qualificação dos multiplicadores foi ministrada pelo chef Brown, conhecido panificador formado nas primeiras edições do projeto Padaria Artesanal em Guarujá (SP), que ensina aos multiplicadores as dez receitas de pães, dentre elas, de forma, integral, de ervas, caseiro, de mandioca, de cenoura e de maçã, durante o curso que tem a duração de 8 horas.

“Antes de conhecer a Padaria Artesanal, eu precisava revirar lixeiras para encontrar comida para a minha família. A partir do momento que eu me qualifiquei na Padaria Artesanal, a nossa vida começou a mudar. Por isso, eu falo para cada aluno que a essência desse projeto é trazer dignidade para as pessoas que querem aprender a arte da panificação para garantir seu sustento, tudo feito com muito amor, que é o ingrediente especial das receitas”, frisou o chef Brown.

O evento contou com a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, membros do clero e de representantes de instituições privadas. A partir de agora, as 30 entidades do projeto no Distrito Federal receberão um kit de panificação, que inclui uma mesa de aço inox, um forno semi-industrial, formas e um liquidificador industrial para continuidade da capacitação de pessoas interessadas nas comunidades. 

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato através do e-mail:padariaartesanaloficial@gmail.com

Comentários