“Gabinete do ódio” usava sala no Planalto, diz Mauro Cid

Segundo o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o material produzido era difundido pelo ex-presidente

Bolsonaro

O tenente-coronel Mauro Cid disse em sua delação premiada que 3 assessores de Jair Bolsonaro (PL) usavam uma sala no Palácio do Planalto para produzir parte do conteúdo que o ex-presidente enviava para seus contatos e publicava nas redes sociais. As informações são da GloboNews.

Conforme investigação da PF (Polícia Federal), o material continha ataques a instituições como o STF (Supremo Tribunal Federal). Cid disse que o chamado “gabinete do ódio” ficava no 3º andar do Planalto, ao lado do gabinete presidencial.

A delação de Cid foi homologada em 9 de setembro pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). O ex-ajudante de ordens é investigado em inquéritos que apuram 1) venda e transporte ilegal de joias dadas de presente ao governo brasileiro, 2) fraudes na carteira de vacinação de Bolsonaro e 3) suposto envolvimento em conversas sobre um golpe de Estado.

Apesar de fornecer provas e colaborar, a delação de Cid não pode ser usada para fundamentar medidas cautelares, condenação ou queixa-crime contra qualquer pessoa delatada, incluindo o ex-presidente.

Segundo o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Tércio Arnaud Tomaz, José Matheus Sales Gomes e Mateus Matos Diniz eram os responsáveis por elaborar o material. Eles são citados no depoimento de Cid por seus primeiros nomes.

Os 3, de acordo com Cid, tinham “relação de subordinação” com o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos), que “ditava” o que deveria ser produzido. Esse trecho da delação já havia sido divulgado pelo portal UOL em 11 de novembro.

O assessor de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, negou as irregularidades e citou a delação do subprocurador da República, Carlos Frederico Santos, que disse ainda ser necessário comprovar as informações repassadas pelo ex-ajudante de ordens.

Tércio Arnaud Tomaz disse ao blog da jornalista da GloboNews Andreia Sadi não haver provas da existência de um “gabinete do ódio”. Segundo ele, “o que existia era a assessoria especial” do presidente da República.

“Estou com todos meus sigilos quebrados desde 2020 e nunca conseguiram nenhuma materialidade [de crime] para me convocar para uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito], pois não existem provas, apenas fofocas”, declarou.

José Matheus Sales Gomes e Mateus Matos Diniz não responderam às tentativas de contato por telefone e e-mail. A assessoria de Carlos Bolsonaro informou que ele não iria se manifestar.

Comentários