Convenção para escolher novo presidente do PSDB expõe racha no partido

Tentativa de lançar chapa única em torno de Marconi Perillo sofre resistência de última hora e José Aníbal entra na disputa 


A cúpula do PSDB escolherá nesta quinta-feira, 30, o novo presidente do partido em convenção marcada pelo embate entre o grupo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do deputado federal Aécio Neves (MG). A tentativa de lançar uma chapa única em torno do ex-governador Marconi Perillo acabou frustrada na última hora, escancarando o racha nas fileiras do PSDB, hoje presidido por Leite.

Perillo é apoiado por Aécio, mas o ex-senador José Aníbal, aliado de Leite, também entrou na disputa. “Eu me lancei candidato e proponho construir uma plataforma com diretrizes claras para voltarmos a ter protagonismo na política”, disse Aníbal ao Estadão. O ex-senador presidiu o PSDB de 2001 a 2003.

Leite tentou construir uma chapa liderada pelo ex-senador Tasso Jereissati para a presidência do PSDB, mas não conseguiu. 

O governador gaúcho promoveu, recentemente, intervenções nos diretórios do PSDB na capital paulista e no Estado, mas o grupo de Aécio vem ganhando força. “Marconi Perillo já está eleito”, disse o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

A composição do novo Diretório Nacional do PSDB começou a ser definida nesta quarta-feira, 29, por sistema eletrônico de votação. Nesta quinta, 30, haverá a eleição do presidente do partido e quem quiser poderá votar de forma presencial, em Brasília.

Fonte: Estadão

Comentários