Ricardo Nunes aposta em parceria com Governo do Estado para revitalização do centro de São Paulo

"Broadway paulistana" pode transformar a região degradada em um polo cultural e hoteleiro

Largo do Paissandu

Entusiastas da reeleição de Ricardo Nunes (MDB) apostam na parceria com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para reverter o desgaste do prefeito de São Paulo com a deterioração do centro e transformar a região em vitrine eleitoral no ano que vem.

Mais do que subir no palanque e declarar publicamente seu voto, aliados de Nunes dizem que a ajuda mais valiosa de Tarcísio neste momento é justamente a de viabilizar projetos conjuntos, como o de revitalização da avenida São João e do largo do Paissandu.

O plano apelidado de "Broadway paulistana" ou "Times Square paulistana" (devido à possibilidade de instalação de painéis eletrônicos), envolve a permuta e venda de prédios públicos para transformar a região degradada em um polo cultural e hoteleiro. A ideia é criar um movimento de turistas e melhorar a segurança.

Secretários estaduais e municipais responsáveis pelo projeto dizem esperar que a recuperação dos edifícios do corredor turístico esteja em andamento no ano que vem, ou seja, a tempo de se tornar um ativo na eleição.

A prioridade dada à revitalização do entorno da avenida São João vem após o desgaste na parceria Nunes/Tarcísio em relação à cracolândia e num contexto em que a violência se tornou a principal preocupação do morador da capital.

Auxiliares de Nunes afirmam que o momento agora, a um ano da eleição, é o de criar uma percepção positiva da gestão com uma série de entregas —e que a parceria com o Palácio dos Bandeirantes colabora com isso.

Nesse sentido, o projeto da "Broadway paulistana" teve seu ritmo acelerado nas últimas semanas. Integrantes da gestão de Nunes ponderam, porém, que as ações de recuperação do centro já estavam planejadas desde o início do mandato e não têm relação com o calendário eleitoral.



Para viabilizar o corredor cultural, governo e prefeitura chegaram a um acordo que envolve a troca de prédios públicos.

A prefeitura vai entregar ao estado o antigo Cine Marrocos e um galpão vizinho a ele —que junto do antigo Hotel Esplanada devem ser vendidos ou concedidos para a instalação de hotéis e um espaço de convenções.

Em troca, dois imóveis do estado no centro, as sedes da EMTU e do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo, seriam transferidos para a prefeitura, que estuda trazer a Secretaria de Educação para a região central.

No longo prazo, o governo Tarcísio pretende mudar a sede do Executivo estadual para o parque Princesa Isabel, também no centro.

Fonte: Folha.com

Comentários