Prefeitura de São Paulo recebe, pela segunda vez, o título de Cidade Amiga dos Animais

Ricardo Nunes comemorou a notícia durante visita à segunda edição da Semana Animal SP, na Cosap, em Santana

Ricardo Nunes

Pelo segundo ano consecutivo, São Paulo recebeu o título de Cidade Amiga dos Animais, concedido pelo World Animal Protection da Organização Panamericana de Saúde (OPAs). O prefeito Ricardo Nunes (MDB), ao lado da primeira-dama, Regina Nunes, comemorou a notícia durante visita à segunda edição da Semana Animal SP, que acontece até o dia 4 de outubro. 

Idealizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o evento está sendo realizado na Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).Também participa a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). 

Durante toda tarde, os munícipes puderam ter acesso a diversos serviços gratuitos, como vacinação antirrábica, castração, emissão do Registro Geral do Animal (RGA) e implante de microchip. O encontro celebra ainda o Dia Internacional do Morcego (1º de outubro) e o Dia Mundial dos Animais (4 de outubro) e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a guarda responsável de pets. 

"São Paulo ganhou pelo segundo ano consecutivo o título de Cidade Amiga dos Animais, pelo World Animal Protection da Organização Panamericana de Saúde (OPAs), é um orgulho muito grande para a nossa cidade. A Prefeitura realiza diversos serviços gratuitos para os animais, como microchipagem, vacina, emissão do RGA Animal e tudo gratuito”, destaca o prefeito.

A coordenadora da Cosap, Analy Xavier, explica que foi um prêmio bem disputado, já que participaram todas as cidades da América Latina. “Proporcionar saúde, segurança e bem-estar aos animais de estimação é, além de um dever, uma das maiores demonstrações de afeto que o tutor pode oferecer"

Muita gente aproveitou a Semana Animal SP para cuidar dos seus pets. Rosiane Rodrigues Pires, moradora do Tucuruvi, levou o Paçoca e o Fritz para colocar o microchip de identificação. “Adotei eles há dois anos e nota 10 para o atendimento. Soube do evento porque recebi uma mensagem de texto da Cosap”.

Nicolas Paixão, do Jardim Brasil, trouxe a gatinha Ária e o gatinho Paçoca para vacinar contra raiva. “Foi tudo rápido e prático”.

Suzana An, que mora na Mooca, foi acompanhar uma amiga que ia levar o cachorrinho para se castrar. Acompanhada dos filhos Lucas, Lara e Lívia, a família aproveitou para visitar as tendas. 

Isso porque o evento conta com diversos espaços para avaliação nutricional dos animais, dinâmicas sobre guarda responsável, espaço kids, caverna de morcegos e ala das abelhas. Há ainda adoção de cães, gatos e animais de fazenda. 

Microchip, RGA e castração

Durante a Semana Animal SP, o microchip, que normalmente é concedido somente aos animais castrados pelo Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG) do município, estará disponível também para aqueles que não foram castrados pelo programa público. Dessa forma, os tutores poderão aproveitar esse benefício tão importante, já que a identificação por microchip é também uma forma de promover o reencontro do animal com seu tutor caso ele fuja e seja encontrado por alguém. 

A implantação do dispositivo é realizada de forma gratuita em cães e gatos a partir de três meses de idade. Caso o tutor ainda não tenha feito o RGA, o animal é registrado no ato da identificação. O documento funciona como uma “carteira de identidade” para animais de estimação e apresenta, além dos dados do pet, as informações sobre o tutor. O animal registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira, enquanto a carteirinha é encaminhada por e-mail ao tutor, para que este tenha os dados do seu animal sempre à mão. 

Já para a castração de cães e gatos em uma das clínicas veterinárias contratadas da prefeitura é necessário, primeiro, obter o termo de encaminhamento e caso o animal não seja registrado, o RGA também é emitido durante o atendimento. 

As praças de atendimento espalhadas pela cidade estão com horários ampliados durante a Semana Animal SP para realização desses serviços. Para isso, basta levar os documentos obrigatórios que incluem RG e CPF do tutor, comprovante de residência em seu nome emitido nos últimos três meses, foto do animal para colocar na carteirinha de RGA e comprovante de vacinação contra a raiva, se houver. 

Vacinação contra a raiva

Uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações. 

A vacinação de cães e gatos é a melhor forma de garantir a manutenção do controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Ela é obrigatória e deve ser realizada anualmente. 

Durante a Semana Animal SP o munícipe pode vacinar os animais de estimação nos postos fixos, que estão com horários ampliados, além dos postos volantes em várias regiões da cidade. Para receber a vacina antirrábica, o animal deve estar saudável. Cães e gatos com diarreia, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Após a imunização, os pets podem receber água e alimentação normalmente. 

Confira os postos de vacinação pelo link.

Adote na Cosap

A população que desejar adotar um pet pode buscar o serviço todos os dias durante a Semana Animal SP, inclusive neste sábado (30) e domingo (1º). Há mais de 240 animais disponíveis para adoção no Centro Municipal de Adoção, entre cães, gatos, cavalos e porcos.

Para adotar o munícipe precisa apresentar o Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar uma taxa pública de R$ 31,20. Também é necessário levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos.

"A programação da Semana Animal SP está repleta de atrações para conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável, que é premissa para quem decide ter um animal de estimação. É fundamental que as pessoas entendam as regras básicas da adoção, que incluem alimentação adequada, água, higiene, vacinação, cuidados médico-veterinários, atenção e muito carinho para o novo membro da família", ressalta Analy.

Confira os animais disponíveis para adoção pelo link.

Veja como funciona a adoção dos animais de fazenda clicando aqui

Serviço

Programação Semana Animal SP 2023

Adoção de cães e gatos – até 4/10
Documentos necessários: comprovante de residência em nome do tutor emitido nos últimos 90 dias e documento de identificação do tutor com foto (RG e CPF).
Horário: 9h às 17h
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana

*É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos e efetuar pagamento de taxa pública no valor de R$ 31,20.

Identificação por microchip - 29, 30/9 e 1º/10
Documentos necessários: comprovante de residência em nome do tutor emitido nos últimos 90 dias; documento de identificação do tutor com foto (RG e CPF); foto do animal; e comprovante de vacinação contra raiva, se houver.
Horário: das 9h às 17h
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana

Emissão de RGA – até 4/10
Documentos necessários: comprovante de residência em nome do tutor emitido nos últimos 90 dias; documento de identificação do tutor com foto (RG e CPF); foto do animal; e comprovante de vacinação contra raiva, se houver.
Confira os postos e horários de atendimento pelo link.

Emissão de termo de castração – até 4/10
Documentos necessários: comprovante de residência em nome do tutor emitido nos últimos 90 dias; documento de identificação do tutor com foto (RG e CPF); e foto do animal.
Confira os postos e horários de atendimento pelo link.

Tenda “A Vida Secreta dos Morcegos” – até 4/10
Espaço temático preparado para oferecer ao público de todas as idades uma experiência imersiva sobre a biologia e comportamento das diversas espécies de morcegos. O visitante poderá conhecer um pouco mais sobre esse intrigante mamífero, transmissão de doenças, seu habitat natural e seu papel importante na natureza.
Horário: das 9h às 17h
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana

Tenda “Muito além do mel” – 30/9 e 1º/10
Neste espaço, o visitante terá a oportunidade de conhecer um pouco do universo das abelhas e das vespas, bem como a importância de preservá-las. No espaço será possível degustar alguns tipos de meles produzidos por diferentes espécies de abelhas. O visitante também terá a oportunidade de conhecer a atuação da Prefeitura de São Paulo no manejo das espécies que podem causar acidentes.
Horário: das 9h às 17h
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana

Tenda “Que Bicho é Esse?” – 30/9 e 1º/10
Exposição de animais peçonhentos, vetores, hospedeiros intermediários e parasitas que vivem próximos das habitações humanas. O visitante poderá conhecer as espécies a partir dos animais em exposição, saber como eles se desenvolvem, suas estratégias de sobrevivência e o principal: saber como se prevenir dos diversos agravos, desde acidentes com animais peçonhentos até doenças.
Horário: das 9h às 17h
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana

Tenda “Desmistificando as zoonoses” – 30/9 e 1º/10
O espaço foi preparado para esclarecer o significado de zoonoses e mostrar ao visitante como ele pode proteger a sua família e seu animal de estimação de algumas zoonoses, como raiva e esporotricose. O público poderá conhecer o trabalho realizado na cidade de São Paulo para manter essas doenças sob vigilância, incluindo o diagnóstico laboratorial.
Horário: das 9h às 17h
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana

Espaço kids com atividades educativas – 30/9 e 1º/10
Adultos e crianças poderão aprender sobre a guarda responsável de animais por meio de jogos interativos e abordagem lúdica. A proposta é unir diversão e aprendizado para a formação de superguardiões de animais.
Horário: das 9h às 17h
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana

Espaço “Todos Contra a Dengue” – 30/9 e 1º/10
O visitante poderá conhecer as ações da Prefeitura de São Paulo no combate à dengue e ter acesso aos equipamentos de trabalho como nebulizador, veículos operacionais e até um aerobarco de sete metros de comprimento. A embarcação será palco de atividade para o público infantil, que vivenciará a experiência como um “agente mirim de endemias”.
Horário: das 9h às 17h
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana

Benção aos animais / Missa de encerramento – 4/10
A programação da Semana Animal SP 2023 encerra no Dia Mundial dos Animais com a celebração de uma missa na qual haverá benção aos animais que aguardam adoção no Centro Municipal e aos pets dos visitantes. Os munícipes que não puderem comparecer na cerimônia, mas desejarem participar, poderão encaminhar fotos de seus pets pelo e-mail cosap@prefeitura.sp.gov.br.
Horário: 10h
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana

Comentários

Postar um comentário