Governadores do Sul e Sudeste formalizam união e rejeitam dividir o país

Criação da entidade foi alvo de polêmica em agosto, quando Romeu Zema disse que o objetivo era fazer frente aos estados do Nordeste


Victoria Bechara - Veja

Os governadores dos estados do Sul e Sudeste formalizaram nesta quinta-feira, 16, em evento em São Paulo, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), uma entidade que pensada para articular os interesses comuns da região.

A cerimônia teve participação dos governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ratinho Junior (Paraná) e Romeu Zema (Minas Gerais), além da vice-governadora Marilisa Boehm (Santa Catarina). Os governadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo não compareceram.

No início de agosto, Zema causou polêmica ao defender que Sul e Sudeste se unissem para conquistar mais protagonismo político frente aos estados do Nordeste, que classificou como “vaquinhas que produzem pouco”.

Nesta terça, ele tentou reduzir os danos do discurso. “Éramos um grupo, agora somos uma instituição. A partir de agora juridicamente nós podemos agir e ter uma atuação muito maior. Estamos aqui para somar, e não para dividir”, disse o governador de Minas.

Já Eduardo Leite disse que o Cosud “nunca será uma frente de estados contra estados”. O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, afirmou que Zema foi mal interpretado e alvo de “politicagem”.

O evento do Cosud terá programação de três dias. Governadores, secretários e outros membros das administrações estaduais participarão de grupos de trabalho sobre temas diversos — o foco, porém, está na discussão de propostas para segurança pública, meio ambiente e redução das mudanças climáticas.

O Cosud existe desde março de 2019, mas só agora foi formalizado. Assembleias Legislativas aprovaram leis estaduais para a criação da aliança.

Comentários