Deputados e vereadores tucanos pedem validação de convenção do PSDB de São Paulo

Presidente nacional do partido, Eduardo Leite, anunciou intervenção no diretório paulistano 

Fernando Alfredo

O governador do Rio Grande do Sul e presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite, anunciou na última quarta-feira (04/10), intervenção no diretório paulistano da sigla e nomeou uma diretoria executiva provisória para São Paulo.

A decisão da Executiva Nacional do partido ocorre após o diretório estadual tucano validar a convenção que reelegeu Fernando Alfredo na Presidência municipal. Leite desautorizou os tucanos paulistas e indicou ao cargo Orlando Faria.

Leia também:
EXCLUSIVO: PSDB reconhece validade de convenção do diretório municipal de São Paulo
PSDB municipal de São Paulo realiza convenção e elege nova executiva
Presidente do PSDB de São Paulo critica ataque à convenção municipal
PSDB decide que candidaturas a prefeito precisarão de aval da direção nacional

Em reação à decisão nacional, vereadores, deputados estaduais e federais do PSDB de São Paulo divulgaram carta em que pedem à Executiva Nacional a validação da convenção municipal do partido na capital paulista, realizada em 17 de setembro, que reconduziu Fernando Alfredo para mais dois anos de mandato. 

Em carta, os vereadores e deputados tucanos dizem que o PSDB tem na democracia partidária uma de suas principais bandeiras e pedem a validação da convenção municipal organizada por Alfredo. "As instâncias partidárias de São Paulo merecem o nosso respeito, como aliás, ocorre desde a fundação do nosso partido", diz o texto.

O documento é assinado pelos vereadores Rute Costa, João Jorge, Carlos Bezerra (licenciado do cargo para atuar como secretário municipal de Assistência Social), Fábio Riva, Aurélio Nomura, Sandra Santana, Beto do Social e Gilson Barreto (que foi indicado como vice de Faria), além dos deputados Carla Morando, Carlão Pignatari, Maria Lúcia Amary, Bruna Furlan, Mauro Bragato, Paulo Alexandre Barbosa, Vitor Lippi e Carlos Sampaio.

Além do apoio dos parlamentares, Alfredo conta com o apoio da Executiva Municipal, dos Membros do Diretório, dos Diretórios Zonais e da militância do partido, que chamam a intervenção de "golpe".

O presidente municipal eleito pela convenção diz que sempre buscou diálogo com o presidente nacional do partido, que segundo Alfredo, foi convidado por diversas vezes a participar de encontros com filiados do partido na cidade de São Paulo, mas que Leite nunca aceitou.

Comentários