Alckmin apresenta PAC 3 a estrangeiros com foco em transição energética

Presidente em exercício se reuniu com diplomatas e representantes de outros países em evento no Itamaraty

Geraldo Alckmin

Em evento no Itamaraty, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, apresentaram o novo plano de investimentos, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) a embaixadores e representantes de outros países em Brasília.

Com apresentação legendada em inglês e focando nas ações para a transição energética e nos planos de compras internacionais, os membros do governo buscaram explicar para a comunidade diplomática os planos gerais para os próximos anos e o que espera de cooperação internacional.

“A pergunta hoje é onde produzo bem, barato e consigo compensar as emissões de gases de efeito estufa e carbono. A resposta é o Brasil”, disse Alckmin, na sua apresentação ao corpo diplomático em Brasília.

“Hoje o Brasil já é o segundo país do mundo em recebimento de investimento externo direto, atrás dos Estados Unidos, e estamos avançando na melhora do ambiente econômico”, seguiu o presidente em exercício, citando o câmbio estável com o dólar, o início da queda dos juros e as pautas econômicas aprovadas no Congresso.

“E, o mais importante, democracia. Democracia atrai investimento”, disse ainda Alckmin.

Em sua fala, Rui Costa também focou principalmente nas ações do PAC que focam em desenvolvimento sustentável e economia verde. “Um dos pilares deste PAC é a transição energética”, disse o ministro. “Que vocês nos ajudem a divulgar isso para empresas e fundos de investimento”, pediu ele. “Queremos despertar vocês para as oportunidades de negócio que existem no Brasil”, completou o ministro da Casa Civil.

O novo PAC

O PAC 3 busca unir atores políticos de todos os níveis – do federal ao municipal –, e representantes da iniciativa privada, setor que o governo se esforça para levar para dentro da iniciativa.

Foram anunciados investimentos que totalizam R$ 1,7 trilhão, com participação pública e privada e foco em transporte, moradia e energia.

Veja a íntegra da apresentação do governo aos diplomatas estrangeiros:

Fonte: Metrópoles

Comentários