Prefeito de São Paulo vai a Brasília por mudanças na reforma tributária

Ricardo Nunes participou de reunião da Frente Nacional de Prefeitos e visitou o presidente do Senado tentam evitar possíveis perdas de arrecadação com proposta da reforma em discussão

Ricardo Nunes com membros da Frente Nacional de Prefeitos

O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), foi a Brasília nesta terça-feira (8/8) para tentar alterar pontos da reforma tributária, em tramitação no Senado, que podem provocar perdas de arrecadação para a cidade estimadas em R$ 15 bilhões por ano pela Secretaria Municipal da Fazenda.

Nunes participou de uma reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com outros gestores municipais antes de ir com uma comitiva até o gabinete do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O prefeito paulistano já havia ido a Brasília no início de julho para tentar barrar a proposta, junto com outros prefeitos que também projetam perda de receita com o proposta aprovada pela Câmara dos Deputados. Mas não houve tempo de aprofundar pontos que Nunes considera essencial alterar no projeto.

A Pacheco, Nunes leva um pedido específico de alteração no texto. Ele e os demais prefeitos da FNP querem que as parcelas que cabem aos municípios na arrecadação feita pelos Estados sejam transformadas em arrecadação municipal. Seria a cota parte municipal do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

O prefeito tem dito a auxiliares e aliados que uma eventual alteração das regras que impliquem em perda de arrecadação não traria impacto direto durante o seu governo, uma vez que a maioria das mudanças previstas na reforma tributária não teriam eficácia já no ano que vem, mas ele espera contar com essa vitória política para exibir na campanha eleitoral.

Comentários