Doria declara apoio à candidatura de Ricardo Nunes

Para ex-governador, eleição para prefeito de São Paulo em 2024 será polarizada entre o atual prefeito e Boulos 

Ricardo Nunes e João Doria

Afastado do cenário político há pouco mais de um ano, desde que decidiu voltar à iniciativa privada - e se desfiliar do PSDB -, o ex-governador de São Paulo João Doria (sem partido) declara apoio à candidatura do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), nas eleições municipais do ano que vem. Ao Broadcast Político , Doria não condena uma aproximação entre o emedebista e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como tem sido sinalizado por ambos os lados, mas disse acreditar que Nunes “não terá nenhuma atitude extremada para garantir apoio do bolsonarismo”.

“Todo o apoio que o atual prefeito puder obter para ampliar o seu arco de alianças, com vistas à sucessão, está correto”, disse o ex-governador, que apesar de ter sido eleito na onda bolsonarista de 2018, rompeu com o ex-presidente e colecionou divergências com Bolsonaro, principalmente quando decidiu liderar os esforços para combater a pandemia de covid-19 e para trazer uma vacina contra a doença para o País.

Doria avalia que a disputa pelo comando da maior prefeitura do País, São Paulo, nas eleições municipais de 2024, será travada em um cenário “dicotômico e polarizado”, tendo Nunes de um lado, e de outro, Guilherme Boulos (PSOL), dois nomes que têm como padrinhos as forças políticas que hoje dominam o País: Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Dificilmente haverá algum outro candidato, com alguma chance de vitória”, disse.

Segundo Doria, nas eleições do ano que vem, mais importante do que o nome do protagonista que irá apoiar o atual prefeito, na disputa pela reeleição, o que conta são os partidos que ele irá conseguir aglutinar. O movimento de aproximação entre Nunes e Bolsonaro já está em curso e foi selado em um almoço, na última semana, que reuniu o prefeito, o ex-presidente e diversas lideranças do PL. Mesmo com essa aproximação, nenhum dos convidados foi taxativo, ainda, com relação à aliança.

Com relação a Boulos, que terá o apoio de Lula, Doria acredita que ele vai tentar nacionalizar a disputa. Para o ex-governador, o atual deputado federal do PSOL vai recorrer a isso, enquanto Nunes deve tratar dos temas da capital. “Tornar a pauta da campanha a pauta da cidade de São Paulo, não é a pauta do Estado, nem a pauta nacional”. De acordo com ele, seria “inadequado” Nunes seguir o caminho do adversário.

O ex-tucano também negou uma possível pretensão de voltar à vida pública. “O ciclo da política, no meu caso, foi concluído”, disse. “Me desliguei com a certeza de ter cumprido dois mandatos transformadores na prefeitura e no governo, o que me traz orgulho e boa memória de duas gestões bem avaliadas", emendou.

Fonte: Agência Estado

Comentários