Cidade de São Paulo terá pontos de ônibus que 'falam’ com passageiras a partir desta terça-feira (29)

Até o fim do ano, 70 locais terão a novidade, em que atendentes conversam com mulheres por meio de um painel até que o ônibus chegue


A cidade de São Paulo vai ganhar 70 pontos de ônibus do sistema de transporte público municipal que “falam” com a passageira. Chamado de Abrigo Amigo, o projeto tem o objetivo de aumentar a sensação de segurança das pessoas que estão se sentindo vulneráveis enquanto esperam o ônibus. A partir desta terça-feira (29), dez abrigos já passam a contar com a nova tecnologia.

Nessas paradas, das 20h às 5h haverá a mensagem “Você precisa de companhia até chegar o ônibus? Peça agora”. Para ser atendida, a passageira aperta um botão e por meio de uma videochamada passa a ter contato online com uma das 30 mulheres de uma equipe preparada para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência. Esses painéis são conectados à internet e equipados com câmera noturna, microfone, sensor de presença e botão virtual.

No momento, os pontos de ônibus transformados em Abrigo Amigo se concentram na área central da cidade de São Paulo e foram mapeados a partir das regiões classificadas como mais sensíveis para o público feminino, com menos movimento durante o período noturno, como os pontos da Avenida Tiradentes próximos ao Centro Paula Souza e ao Museu de Arte Sacra.

Ao participar do lançamento da ação, nesta segunda-feira (28), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) destacou a importância da iniciativa no reforço à segurança das pessoas mais vulneráveis. “São Paulo é uma cidade que não para e ter esse equipamento de contato on-line com as mulheres, para que se sintam acolhidas, ter as câmeras para gerar segurança, é fundamental. Temos várias ações em desenvolvimento, dentro desse contexto, mas ter o poder público junto com o setor privado trazendo inovações é importante. Da nossa parte, podem contar sempre com apoio”, afirmou Nunes.

O projeto foi desenvolvido pela Eletromídia, concessionária responsável pela manutenção dos pontos e abrigos dos ônibus do sistema da capital, e já foi premiado em festivais de publicidade. De acordo com a empresa, o sistema pode atender qualquer pessoa que se sinta em situação de vulnerabilidade, mas é prioritariamente desenvolvido para mulheres.

Também presente no evento de lançamento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comemorou a chegada da novidade nas paradas de ônibus. “Temos um desafio enorme para o enfrentamento da violência contra a mulher. Temos várias ações em planejamento, mas essa medida é fundamental. As passageiras poderão acionar a polícia no caso. É uma ação que vai trazer um amparo e poderá salvar vidas”, destacou o governador.

O CEO da Eletromídia, Alexandre Guerreiro, diz acreditar na ampliação da ação. “O objetivo é minimizar a sensação de insegurança das mulheres que aguardam os ônibus desacompanhadas à noite. Os abrigos serão conectados à internet e terão câmeras de reconhecimento noturnas. A ideia é que o local faça ‘companhia’ a essa passageira até que o ônibus passe e que ela se sinta protegida. Temos certeza de que o projeto vai crescer”, disse Alexandre Guerreiro.

Concessão

Com o contrato assinado com a Prefeitura em dezembro de 2012, a Otima Concessionária de Exploração de Mobiliário Urbano, que pertence ao Grupo Eletromídia, assumiu a responsabilidade pela confecção, substituição e manutenção de 6.500 abrigos de ônibus e de 12.500 totens indicativos de parada existentes da capital, meta já superada.

Ao longo da concessão, que é de 25 anos, outros 1.000 abrigos e 2.200 totens serão implantados pela concessionária em locais estabelecidos pela Prefeitura, atingindo a quantidade total de 7.500 abrigos e 14.700 totens, o que torna este um dos maiores contratos de concessão de mobiliário urbano do mundo. Até o momento, já foram implantados 7.337 abrigos e 14.204 totens.

Nessa modalidade de contratação de concessão onerosa, a confecção, instalação e manutenção dos equipamentos são de inteira responsabilidade da concessionária, sem ônus algum para a Prefeitura. A empresa ainda paga para a Prefeitura R$ 172,5 milhões, correspondentes ao valor da outorga, que é a remuneração paga ao poder público para se obter autorização para prestar o serviço. Em contrapartida, a concessionária ganha o direito de explorar a publicidade nos pontos de ônibus. À SPObras, da Prefeitura de São Paulo, cabe fiscalizar e fazer cumprir o contrato.

Endereços dos primeiros pontos com Abrigo Amigo
  • IPIRANGA (RUA DA CONSOLAÇÃO), 102 2
  • HORACIO LAFER (RUA LOPES NETO ) OP 440
  • BRIGADEIRO LUIS ANTONIO OP, 4701
  • JABAQUARA (METRO SAO JUDAS), 1619
  • IPIRANGA (PRACA DA REPÚBLICA/METRÔ REPÚBLICA, 146
  • AURO SOARES DE MOURA ANDRADE (ESTAÇÃO PALMEIRAS/B FUNDA 2), SN
  • ANGELICA (ALAMEDA BARROS/RUA BARONESA DE ITU, 501
  • BALTAZAR CARRASCO (AVENIDA BRIG FARIA LIMA), 191
  • REPUBLICA DO LIBANO, 1812
  • DOUTOR ARNALDO, 455

Comentários