Alesp autoriza blindagem de veículo de deputados bolsonaristas

Quatro parlamentares receberam autorização da Casa para utilizarem veículos blindados


Juliana Arreguy - Metrópoles

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) autorizou a blindagem dos veículos de deputados bolsonaristas Gil Diniz (PL), Lucas Bove (PL) e Tomé Abduch (Republicanos), além do deputado Daniel Soares (União Brasil).

A autorização foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira, 11/8, sob a justificativa de que houve “demonstrada necessidade”. Procurada pelo Metrópoles, a assessoria de imprensa da Alesp afirmou que a medida é excepcional e ocorre em casos nos quais os deputados recebem ameaças.

“Para locar um veículo blindado o parlamentar precisa justificar a necessidade apresentando: boletim de ocorrência que registre ameaça à integridade física ou material jornalístico de redes sociais. Também serve como prova mensagem de texto que demonstrem ameaça concreta de agressão recebida pelo parlamentar”, diz texto enviado pela Alesp.

De acordo com a Casa, as solicitações dos deputados só são aceitas após análise técnica da Polícia Militar.

No Diário Oficial, o valor máximo para locação de automóveis blindados pelos deputados é descrito como até 250 vezes a Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP) vigente. Em 2023, a UFESP vale R$ 34,26, ou seja, o aluguel de um carro pode ser de até R$ 8,5 mil.

Segundo a assessoria da Alesp, o aluguel só pode ser feito por meio da verba de gabinete dos deputados e que não houve aumento dos repasses.

“O custo para locação de um veículo blindado é de inteira responsabilidade do parlamentar, realizado por meio de sua verba de gabinete. Não houve qualquer aumento na verba dos parlamentares. O valor de 250 Ufesp’s é o limite que o deputado pode usar de sua verba para essa despesa”, diz a nota.
Quem são os deputados?

Tomé Abduch é um dos vice-líderes do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Alesp. Lucas Bove e Gil Diniz são próximos do clã Bolsonaro – Gil foi assessor parlamentar do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e é apontado como o porta-voz da família na Casa.

Já Daniel Soares é filho do pastor R.R Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Comentários