Ricardo Nunes e Tarcísio se desentendem sobre deslocar fluxo da cracolândia

Prefeito de São Paulo disse que governador não conversou com ele sobre essa ideia e que não existe um levantamento mostrando que a medida seria possível

Tarcísio e Ricardo Nunes

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) disse que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) não conversou com ele sobre a ideia de deslocar o fluxo da cracolândia da região dos Campos Elíseos para o Bom Retiro. Para o prefeito, poderia ser feito um direcionamento dos dependentes químicos para atendimento nos equipamentos de saúde do Bom Retiro, mas não uma remoção porque os usuários "têm uma dinâmica própria".

Leia também:
Tarcísio quer deslocar usuários da Cracolândia para o bairro do Bom Retiro

— Não foi falado comigo. A gente tem reuniões periódicas para tratar desse tema, o que eu entendo é poder não fazer a remoção da cracolândia, mas talvez fazer um direcionamento para atendimento público para as pessoas. Porque ali temos o centro de acolhida, temos uma UBS ali na Rua Prates, temos vários serviços da prefeitura que fazem o atendimento. Eu creio que seja isso, de fazer um direcionamento para tratamento, não de remover a cracolândia de um local pra outro. A gente sabe que eles têm uma dinâmica própria. — disse Nunes à jornalistas durante agenda na manhã desta quarta-feira. — Fazer a remoção daquele contingente de 1000 e poucas pessoas, a gente não teve uma discussão, uma conclusão com relação a este tema. Me parece que houve um mal entendido.

Desde que tomou posse como governador, Tarcísio tem destacado o "trabalho em conjunto" com Nunes para formular políticas públicas para a cracolândia, por meio de um comitê formado por representantes do estado e da capital. Mas dessa vez, o tema não foi discutido antes de ser anunciado por Tarcísio e os dois mostraram não estar alinhados na proposta. O prefeito diz que não existe "um levantamento de que seria possível" fazer o deslocamento da cracolândia.

Nesta terça, Tarcísio disse que pretende deslocar os usuários para a região onde funciona o Complexo Prates, área de 11 mil metros quadrados no bairro do Bom Retiro onde funcionam desde 2012 equipamentos de atenção social. O local foi inaugurado pela Prefeitura de São Paulo na gestão de Gilberto Kassab (PSD), hoje secretário de Governo.

Fonte: O Globo

Comentários