PT paulista dividido entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos

Até nos movimentos de sem-teto, área de atuação do deputado psolista, há flerte com o prefeito de São Paulo, que disputará reeleição

Ricardo Nunes e Guilherme Boulos

O deputado federal Guilherme Boulos (PSol), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo em 2024, vem enfrentando dificuldades no PT paulista para contornar o flerte que parte do partido vem tendo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que disputará a reeleição no ano que vem, e garantir o apoio integral da legenda na eleição municipal.

A aproximação de parte do PT com Nunes, é liderado, especialmente, pelo clã Tatto, grupo petista que tem dois vereadores na Câmara Municipal, dois deputados federais, um estadual e que controla parte do diretório municipal.

O grupo tem controle em especial das zonais do PT da região sul da cidade. Os bairros da Subprefeitura de Capela do Socorro são apelidados de “Tattolândia” por causa da força do clã na área.

Os vereadores Arselino e Jair Tatto têm boa interlocução com o prefeito e, com o também vereador Senival Moura, lideraram um movimento do partido em apoiar proposta do prefeito de revisão do Plano Diretor, criticado por uma série de urbanistas. Cinco dos oito vereadores da bancada votaram com os Tatto.

Os três vereadores que votaram contra o projeto da Prefeitura, Luna Zarattini, Hélio Rodrigues e João Ananias, são favoráveis ao apoio do PT a Boulos. A aproximação do deputado com esse grupo vem ocorrendo de forma “orgânica”, segundo um petista, por meio de agendas organizadas por movimentos sociais em que membros tanto do PSol quanto do PT são convidados, aos fins de semana.

Um dos nomes mais importantes neste xadrez é o vereador Manoel Del Rio, parlamentar que deu apoio a Nunes e tem base eleitoral parecida com a de Boulos.

Enquanto o deputado federal do PSol é coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o vereador petista é advogado da Frente de Luta por Moradia (FLM), movimento também de sem-teto que atua especialmente na ocupação de prédios abandonados do centro da cidade.

Nunes tem priorizado o atendimento de demandas da FLM com programas de retrofit de edifícios ocupados pelo grupo. Del Rio e a FLM apoiaram a aprovação do Plano Diretor enviado pelo prefeito à Câmara.

Fonte: Metrópoles

Comentários

  1. Cecé Cardoso12/7/23 14:25

    Parabéns prefeito Ricardo Nunes pelo seu trabalho incansável 👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. O pt paulista nao pode deixa de apoia Boulos foi fundamental para lula na presidência

    ResponderExcluir
  3. Parabéns prefeito RIcardo Nunes pelo brilhante trabalho que vem fazendo em São Paulo

    ResponderExcluir

Postar um comentário