Presidente eleito de Paraguai visita São Paulo para troca de experiências e cooperações

Santiago Peña Palácios visitou a sede da Prefeitura, onde se encontrou com o prefeito

Santiago Peña Palácios e Ricardo Nunes

O prefeito Ricardo Nunes recebeu na manhã desta quinta-feira (27) o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña Palácios, na sede da Prefeitura de São Paulo. Durante o encontro, as autoridades puderam expor algumas experiências de políticas públicas para o avanço de agendas em comum nas mais diferentes áreas.

“Eu tenho certeza de que o Santiago poderá levar para o Paraguai, nosso país-irmão, uma dinâmica que torcemos muito para que tenha sucesso. Nós temos mais de 200 mil brasileiros que moram naquele país. Portanto temos uma relação de irmandade. Agora é trabalharmos juntos, fortalecer as amizades e fomentar as relações comerciais que tragam benefícios para o povo de São Paulo e do Paraguai”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Santiago, que tomará posse no próximo dia 15 de agosto, mencionou que pretende estreitar as parcerias em agendas importantes, visto que a cidade de São Paulo possui uma população maior que a do Paraguai. Portanto, experiências que acontecem aqui podem ser replicadas lá, como o plano de desestatização e concessões, além de ações voltadas à saúde e assistência social, que podem contribuir para o desenvolvimento do país. A equipe do presidente também elogiou o modelo da Guarda Civil Metropolitana, que contribui com o policiamento de forma preventiva.

“A cidade de São Paulo tem uma população maior que o Paraguai, e para nós é muito importante manter os laços, trabalhar juntos e compartilhar experiências. Paraguai tem na sua capital a sede do governo nacional e vou trabalhar muito com o prefeito da cidade de Assunção, portanto, a experiência do prefeito é muito importante para que possamos gerar consciência, mudar a imagem do Paraguai aqui no Brasil, além de podermos ser um aliado estratégico para o Brasil em diferentes agendas que temos em comum”, destacou o presidente eleito, Santiago Palácios.

Eventos internacionais que serão sediados em São Paulo também foram tema da conversa. O prefeito convidou o presidente para retornar à cidade em novembro deste ano, quando acontece a 28ª Cúpula das Mercocidades e a 20ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI).

“Ficamos muito honrados com esse primeiro gesto do presidente eleito em relação a São Paulo. Achamos que é uma relação interessante, muitos paraguaios moram aqui, muitos brasileiros lá, portanto uma relação que pode ser sempre aprofundada”, disse a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

Expo Paraguai-Brasil

A Expo Paraguai-Brasil 2023 acontece nos dias 21 e 22 de setembro na cidade de Luque, no Paraguai. O evento, organizado pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil, espera reunir 2.500 visitantes de todos os setores da economia em uma roda de negócios que reunirá cerca de 300 empresas dos dois países que atuam em diferentes áreas.

“Vamos levar mais de dez empresas paulistanas de diferentes setores, como casa, construção, alimentação, marketing, equipamentos, para que possamos promover rodadas de negócios entre os empresários, estreitando também os laços comerciais da nossa cidade”, disse o diretor-presidente da SP Negócios, Aloysio Nunes.

28ª Cúpula das Mercocidades

A Cidade de São Paulo irá sediar a 28ª Cúpula das Mercocidades, que acontecerá em novembro 2023. A capital foi escolhida a sede da reunião pelas delegações de mais de 70 cidades de dez países sul-americanos, representantes de organizações internacionais, sociais e entidades acadêmicas que participaram da última edição, em dezembro de 2022, em Montevidéu, no Uruguai. Mercocidades é uma rede que agrupa 364 cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Equador, Uruguai e Venezuela, onde vivem mais de 120 milhões de pessoas.

Assembleia Geral da UCCI

Pela primeira vez, São Paulo irá sediar em novembro deste ano a Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas, um fórum político que reúne autoridades e representantes de capitais e grandes cidades da Iberoamérica, a fim de discutir questões estratégicas da organização, como a eleição para cargos na estrutura da rede.

Comentários