Novos secretários tomam posse com missão de trabalhar por cidade mais justa, desenvolvida e sustentável

Prefeito Ricardo Nunes nomeou novos integrantes da administração municipal em cerimônia realizada na Prefeitura nesta segunda (17)

Gilberto Natalini, Edsom Ortega, Ricardo Nunes, Luis Felipe Vidal Arellano e Milton Vieira

Ao anunciar e dar posse aos novos secretários da Fazenda e Habitação, e dos executivos de Projetos Estratégicos e de Mudanças Climáticas (Seclima), em Cerimônia no Hall do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) falou do compromisso da gestão para ter uma cidade mais justa, desenvolvida e sustentável.

Tomaram posse nesta segunda os secretários Luis Felipe Vidal Arellano (Fazenda), Milton Vieira (Habitação), Edsom Ortega (Executivo de Projetos Estratégicos) e Gilberto Natalini (Executivo de Mudanças Climáticas).

"Temos certeza de que todos nós, juntos, podemos entregar o melhor. Trabalhamos com metas, com planos, com uma equipe comprometida com a cidade. Nosso foco está muito bem desenhado: não deixar de cuidar dos pobres é nosso primeiro pilar. O segundo é desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda, e o terceiro é a questão da sustentabilidade. Temos preocupação com as questões ambientais. Nosso compromisso é sempre pensar no que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida das pessoas", disse Nunes.

Funcionário de carreira, Arellano ressaltou a importância do diálogo e da parceria com diversos setores da sociedade para garantir a melhor utilização dos recursos públicos. “Nossa missão é clara: promover o desenvolvimento econômico e sustentável, fomentar o empreendedorismo, investir em infraestrutura e serviços públicos de qualidade, além de assegurar a justiça fiscal e o bem-estar de todos os cidadãos”, disse o secretário.

Com a missão de criar soluções para a área de habitação, Milton Vieira afirmou que a falta de moradia é considerada um dos grandes desafios da capital e lembrou que a previsão é de que sejam contratadas 14 mil unidades habitacionais na modalidade entidades. “Temos dois editais em andamento: um para a compra de 40 mil unidades habitacionais de um empreendimento em processo de licenciamento ou em construção e outro que prevê a aquisição de 5 mil imóveis prontos, que já foi liberado pelo Tribunal de Contas. Serão viabilizadas mais de 100 mil unidades habitacionais entre entregues e contratadas até 2024”, afirmou Vieira.

Entre as várias autoridades que prestigiaram a cerimônia, estavam três ex-prefeitos de São Paulo: a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy (2001-2004), o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (2006-2012), e o ex-senador José Serra (2005-2006).

Currículo resumido dos novos secretários

Luis Felipe Vidal Arellano

Procurador do Município de São Paulo de carreira, Luis Felipe Vidal Arellano exerceu a função de Secretário Adjunto da Fazenda na Secretaria Municipal de Fazenda a partir de fevereiro de 2018. Também já exerceu os cargos de Subsecretário do Tesouro Municipal e Diretor do Departamento de Defesa dos Capitais e Haveres do Município. Como servidor público, além de procurador municipal, pertenceu aos quadros da carreira de Auditoria Tributária, tanto na Fazenda Municipal, quanto na Receita Federal do Brasil. É Mestre e Doutor em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Análise Econômica pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE/USP, possui MBA em Gestão Avançada de Finanças Públicas pela Fundação Dom Cabral – FDC e MBA em Investimentos e Private Banking pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec. É também Bacharel em Direito, Ciências Contábeis e Matemática.

Milton Vieira

Deputado Federal pelo Republicanos, Milton Vieira, de 61 anos, é natural da cidade de Iepê, no interior de São Paulo, e vive na capital desde 1970. Iniciou sua atuação social na Sociedade Pestalozzi de SP, atual ABADS, instituição sem fins lucrativos que atende pessoas com deficiência intelectual e Autismo Transtorno do Espectro Autista (TEA) e na Associação Beneficente Cristã, coordenando o trabalho de evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus nos presídios e comunidades carentes do Estado. Tal engajamento o elegeu Deputado Estadual pela primeira vez em 1998, retornando ao cargo em 2002. Em 2006, disputou a eleição para Deputado Federal, assumindo o mandato em 2009. Exercendo o mandato, foi favorável à aprovação de algumas Leis, entre elas, a Lei da Ficha Limpa e o programa Minha Casa, Minha Vida. Em 2010 retornou ao cargo de Deputado Estadual e em 2014 foi reeleito para mais um mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em 2018, foi novamente eleito Deputado Federal, sendo mais uma vez reeleito em 2022.

Edsom Ortega

Pós-graduado em Administração Pública, o advogado e psicólogo Edsom Ortega foi Secretário Nacional de Habitação, presidente e diretor das Cohabs de São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru, secretário Estadual de Desenvolvimento Social, secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, secretário de Planejamento e Gestão Pública de Sorocaba e Ribeirão Preto. Destacam-se em sua experiência a coordenação da formulação de programas nacionais inovadores na área de habitação; a atuação na modernização e descentralização da antiga Febem Estadual, transformada na Fundação Casa, e no fortalecimento de programas sociais voltados a crianças, adolescentes e pessoa idosa; e a coordenação da criação do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança da capital, da Guarda Ambiental, da Operação Defesa das Aguas e do Sistema de Videomonitoramento e Controle, incorporando tecnologia e experiencias internacionais em sistemas de segurança.

Gilberto Natalini

Médico Cirurgião Geral, formado pela Escola Paulista de Medicina em 1975, e especialista em gastrocirurgia, Gilberto Tanos Natalini foi eleito vereador pela primeira vez no ano 2000. Sempre colocou a política a favor da Saúde e do Meio Ambiente, que são as principais bandeiras defendidas ao longo de sua vida pública. Em 20 anos de mandato na Câmara Municipal de São Paulo, foi autor de 419 Projetos de Lei, dos quais 146 foram aprovados. É o caso da que obriga a Prefeitura a utilizar água de reuso para lavagem de feiras, parques e ruas, por exemplo. Foi secretário municipal em duas ocasiões: do Verde e do Meio Ambiente, em 2017, e de Participação e Parceria, em 2006. Também foi proponente e organizador da Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo. No fim dos anos 1990, participou da mobilização pela criação do SUS e da aprovação da Emenda 29, que vinculou suas verbas. Concursado na Prefeitura de São Paulo desde 1988, é médico cirurgião licenciado do Hospital Municipal do Campo Limpo, onde implantou e coordenou o serviço de atendimento ao acidentado do trabalho.

Comentários