Novos guardas civis metropolitanos participam de cerimônia no Centro

Aprovados no concurso público, eles vão reforçar a segurança da região



Na manhã desta quinta (13) aconteceu a cerimônia em comemoração ao primeiro dia dos novos guardas civis metropolitanos aprovados no concurso público para a Guarda Civil Metropolitana. O evento da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, foi realizado na Praça da Sé.

Estiveram na cerimônia os 380 GCMs recém-formados. Além disso, haviam 43 viaturas, cinco bases comunitárias móveis, três micro-ônibus e dois ônibusviatura. Ao todo, 440 guardas-civis atuarão no Centro da capital, trabalhando em dois plantões de 220 agentes cada.

“Esse reforço é fundamental para às ações que já estamos desenvolvendo no Centro com o ordenamento do espaço público, deixando o ambiente mais sadio para todos que circulam pela área administrada pela Subprefeitura Sé. Damos boas-vindas aos novos integrantes e em nome da comunidade agradecemos o nosso prefeito Ricardo Nunes e a secretária Elza Paulina por mais esses protetores que foram colocados à disposição da população", afirmou o subprefeito Coronel Alvaro Camilo.

Sobre o concurso

O concurso público para a Guarda Civil Metropolitana – 3ª Classe teve o período de inscrições no período de 1 de abril a 4 de maio de 2022 e contou com quatro etapas: redação, prova objetiva, avaliação psicológica e prova de aptidão física. Foram oferecidas 1.000 vagas, sendo 750 de ampla concorrência, 200 para candidatos pretos e afrodescendentes e 50 para pessoas com deficiência (PcD).

A contratação dos novos guardas-civis faz parte da meta 29 do Plano de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo. Os novos guardas-civis foram aprovados no concurso público, iniciado em 2022 e cuja nomeação dos aprovados foi autorizada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, em janeiro deste ano. A cerimônia de formatura foi realizada no Sambódromo do Anhembi no último dia 8 de julho.

Comentários