Presidente da Comissão de Inteligência: “houve tentativa amadora de golpe”

Deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) está colaborando com a CPI do 8 de Janeiro, compartilhando documentos da Abin com a comissão

Paulo Alexandre Barbosa

O presidente da Comissão Mista de Controle de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI), deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), avalia que ocorreu no Brasil uma tentativa “amadora” de golpe de Estado durante a transição do governos de Jair Bolsonaro e Lula. A comissão está colaborando com a CPI do 8 de janeiro, enviando documentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que podem ajudar a elucidar a tentativa de golpe.

Para Barbosa, que analisou documentos da Abin produzidos antes de 8 de janeiro, o golpe foi frustrado devido ao fortalecimento da democracia. “Houve uma tentativa frustrada e é importante elucidar a participação de cada um”, disse o deputado. “Uma tentativa, eu diria, amadora, que não prosperou em função do fortalecimento das instituições e da democracia”.

Em sua última edição, VEJA divulgou o conteúdo do celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro, que reforça a tese do parlamentar. “As informações estão comprovando que isto passou pela cabeça de algumas pessoas, que isso foi projetado. Precisamos ver quem participou disso, que idealizou, quem compactuou”, disse Barbosa.

Fonte: Hugo Marques - Veja

Comentários