Afago de Tarcísio à bancada do PSDB irrita o PL

Reunião do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, com a bancada tucana criou celeuma no PL e pode dificultar votações futuras

 Guilherme Derrite e Tarcísio de Freitas

Coluna Estadão

Embora tenha aprovado o reajuste salarial dos policiais por unanimidade e sem reparos ao texto original, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ainda tem nós a desatar na base aliada, que anda insatisfeita com o tratamento recebido do governo. A bancada estadual do PL, a mais numerosa da Alesp, ficou irritada com a atuação do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, na pauta por ele ter se reunido com os deputados do PSDB nesta terça-feira (23), horas antes da votação e feito promessas. A visita ocorreu após os tucanos ameaçarem votar contra o projeto.

No encontro com o PSDB, Derrite foi cobrado por um reajuste aos funcionários da Fundação Casa, que ficaram de fora do texto e se manifestaram do lado de fora da Alesp. O secretário disse que a categoria será contemplada em um projeto futuro de valorização dos servidores.

Em uma reunião do PL realizada neste mesmo dia, parlamentares se queixaram de não terem sido tratados com a mesma atenção pelo chefe da pasta. A legenda não recebeu uma visita de Derrite, apesar de ter alguns deputados representantes da bancada da bala descontentes com o freio de Tarcísio a emendas ao texto.

Gil Diniz, Danilo Balas e o Major Mecca estavam entre os mais incomodados com o que entenderam ser uma diferença de tratamento.

Mecca foi autor de uma proposta de emenda que elevava de 15% para 20,7% o reajuste salarial de segundos tenentes de terceiros sargentos da Polícia Militar.

Integrantes da base do governador Tarcísio de Freitas, os deputados estaduais do PL ficaram insatisfeitos com o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, por ter se reunido com a bancada do PSDB horas antes da votação que aprovou o reajuste salarial para policiais, nesta terça-feira (23).

Eles dizem não ter recebido a mesma atenção do chefe da pasta e se queixaram do veto do governador às suas emendas ao projeto. A visita aos tucanos ocorreu após eles ameaçarem votar contra o governo.

Os principais críticos à atitude de Derrite foram os parlamentares do PL que integram a bancada da bala, com Gil Diniz, Danilo Balas e Major Mecca, autor de uma emenda que propõe a elevação do reajuste de segundos tenentes e terceiros sargentos.

Comentários