Prefeitura de São Paulo intensifica atendimento de pessoas em situação de rua para enfrentar onda de frio

Rede socioassistencial da cidade conta com cerca de 22 mil vagas de acolhimento



A Prefeitura de São Paulo, irá intensificar as abordagens sociais às pessoas em situação de rua para enfrentar uma onda de frio prevista para atingir a cidade nos próximos dias. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a chegada de um ar frio de origem polar na retaguarda do sistema frontal promete derrubar as temperaturas.

O trabalho nas ruas é executado pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que atuam diariamente em todas as regiões da cidade ofertando atendimentos a adultos, idosos, crianças e adolescentes. Durante as abordagens são ofertados encaminhamentos aos serviços da rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo, bem como às demais políticas públicas do município, com o objetivo de convencer o maior número de pessoas a aceitarem o acolhimento. Sempre que as temperaturas estão iguais ou abaixo de 13°, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), faz a entrega de cobertores para aquelas pessoas em situação de rua que não aceitarem o acolhimento.

Quem aceita o encaminhamento é direcionado a um dos Centros de Acolhida da rede socioassistencial por um veículo disponibilizado pela SMADS. Atualmente, a administração municipal conta com cerca de 22 mil vagas nos equipamentos de acolhimento em modalidades para homens, mulheres, mulheres trans, famílias, idosos, entre outras.

A população em geral também pode ajudar os moradores em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 que funciona 24 horas por dia. O pedido pode ser anônimo, mas é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Rede Socioassistencial

A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina com quase 22 mil vagas de acolhimento para a população em situação de rua em serviços como Centros de Acolhida, Hotéis, Repúblicas para Adultos, entre outros.

Operação Baixas Temperaturas

O decreto para ativar a Operação Temperaturas 2023 será publicado no dia 30 de abril. A partir desta data são estabelecidas diretrizes da ação, que prevê intensificar as abordagens e o acolhimento de pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.

Comentários