Prefeitura de São Paulo inicia Operação Centro-Limpo com ações especiais para reforçar limpeza no Centro

Força-tarefa passará até quatro vezes por dia em todas as ruas do perímetro e recolherá o material descartado nas vias



O perímetro do Mercado Municipal, o Triângulo Histórico, a Praça da República, Largo do Arouche, Luz e Bom Retiro será o primeiro foco da Operação Centro-Limpo para ações especiais de limpeza na região Central iniciadas nesta semana. A força-tarefa criada pela Prefeitura de São Paulo prevê a intensificação do combate ao descarte irregular e de resíduos sólidos nas ruas do Centro Velho e do Centro Novo de São Paulo.

A operação conta com cerca de 100 colaboradores, que se alternam nos períodos matutino e vespertino para intensificar as ações de limpeza, como varrição, coleta de resíduos e Cata-Bagulho. As equipes passarão três ou quatro vezes por dia em todas as ruas do perímetro e recolherão tudo o que encontrarem de lixo e resíduo, não importa de quem seja a responsabilidade.

Para cada quadrante, além da coleta de lixo, serão tomadas medidas para melhorar o espaço público: limpeza de galeria, grama, poda de árvore, jardinagem, pichação, lavagem, pintura de guias etc.

A força-tarefa inclui ainda o trabalho de conscientização dos comerciantes, população e prestadores de serviços sobre horários e locais corretos para o descarte de lixo e inservíveis.

Na última segunda-feira (24), as associações de bairro e Conselhos de Segurança participaram da apresentação da nova operação e foram convidados a auxiliar na fiscalização dessas ações.

“A Subprefeitura Sé busca o apoio dos comerciantes e de toda a população que vive ou trabalha na região Central para unir esforços e trazer um Centro Limpo para todos”, reforça o subprefeito, Alvaro Camilo.

A força-tarefa é formada pela Subprefeitura Sé, Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula), juntamente com as empresas responsáveis pela limpeza urbana e coleta na região, Sustentare Saneamento e Loga São Paulo, e apoio da Guarda Civil Metropolitana.

Após a consolidação desse perímetro a Operação Centro-Limpo será expandida, gradativamente, para os outros distritos atendidos pela subprefeitura.

Comentários