Prefeitura de São Paulo conclui projeto para transformar Palácio dos Correios em complexo de serviços 24 horas

Gestão Ricardo Nunes está em tratativas com o Governo Federal para obter a concessão de uso do espaço no centro de São Paulo


A Prefeitura de São Paulo concluiu o projeto conceitual para uso do Palácio dos Correios, no centro de São Paulo, como espaço de serviços e atividades 24 horas para a população. A proposta é criar um espaço multiuso com centro esportivo, sala de exposições, coworking, restaurantes, sala de games, auditório e uma central de monitoramento da plataforma Smart Sampa.

O projeto chamado de SP24 é mais uma iniciativa da administração municipal para incentivar a ativação de imóveis ociosos e subutilizados na região central, com o intuito de estimular a chegada de novos moradores na região e fomentar um ambiente atraente para investimentos.

O Palácio dos Correios é um prédio centenário tombado pelo patrimônio histórico desde 2012. Ele está localizado no Vale do Anhangabaú, importante cartão postal da cidade que foi amplamente requalificado pela Prefeitura de São Paulo entre 2019 e 2020.

O prédio abriga atualmente uma agência postal e um centro cultural, sendo a maior parte da edificação sem uso. A proposta é manter a agência em operação e ocupar os dois pavimentos superiores para instalar serviços do município para a população, sobretudo para jovens e idosos, nas áreas esportivas, culturais, cursos profissionalizantes, entre outros.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) projetou o SP24 para ser uma estrutura moderna, dinâmica e acessível e, que acima de tudo, valorize as características originais da edificação. Junto à agência dos Correios, está prevista a instalação de uma unidade do Descomplica SP. Ainda no pavimento com acesso pelo Vale do Anhangabaú e Avenida São João, o projeto propõe áreas para restaurantes, bares e restaurante-escola, fomentando a economia criativa e serviços que se complementam às dinâmicas do centro.

A prefeitura também projetou uma área para inovação e tecnologia para segmentos de games, programação e realidade virtual. Haverá espaços para coworking, salas de reuniões e auditório.

Os dois andares superiores do edifício histórico concentram o programa principal do complexo: a Central de Monitoramento do Smart Sampa. No último andar, serão instaladas áreas de integração com telas conectadas aos diversos tipos de monitoramento e produção de dados da cidade. A central de monitoramento contará com escritório, sala para lives, sala para reuniões e banheiros. Com ela, a prefeitura terá acesso, em tempo real, a imagens dos principais pontos da cidade.

O Centro de Esportes Olímpicos será uma edificação nova a ser construída nos fundos do terreno e terá área de 4.087,37 m². A implantação desse equipamento busca ampliar a oferta desse tipo de atividade no centro, já considerando um aumento populacional que deverá ser registrado na região com a implantação da Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central.

Para viabilizar o complexo multiuso, o município publicou um decreto de utilidade pública sinalizando o interesse de utilizar o prédio para bens de serviços públicos. O anúncio para a implantação da central de monitoramento no Palácio dos Correios foi realizado pelo prefeito Ricardo Nunes em dezembro de 2022 durante o “Fórum Todos Pelo Centro”, que debateu as propostas do município para a revitalização da área central da cidade.

Concessão

O prefeito Ricardo Nunes (MDB), esteve em março, em Brasília, para dialogar com a União e reafirmar o interesse do município em ocupar o edifício. Está em tratativa entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo Federal uma concessão de uso do Palácio dos Correios pelo período de cem anos.

Comentários