“Foram mil dias em 100”, afirma Geraldo Alckmin no balanço de 3 meses do governo

Vice-presidente diz que principais compromissos foram rigorosamente cumpridos, como o retorno da participação social e o investimento em programas para os que mais precisam

Geraldo Alckmin 


O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (10), durante reunião ministerial para balanço dos 100 primeiros dias de balanço do governo Lula, que os principais compromisso assumidos na campanha eleitoral do ano passado foram rigorosamente cumpridos.

Alckmin citou ações na educação, na saúde, na habitação, na recomposição do poder de compra dos trabalhadores, meio ambiente e em outras áreas. “Quanta coisa em benefício do nosso país”, disse. “Se Juscelino Kubitschek dizia que era 50 anos em 5, nós podemos dizer, presidente Lula, que foram mil dias em 100”.

No início de sua fala, Alckmin fez referência os atos golpistas de 8 de janeiro e ressaltou a firmeza com que o problema foi enfrentado. “O senhor salvou a democracia de uma tentativa de golpe”, afirmou o vice-presidente, dirigindo-se a Lula. “E ela saiu fortalecida. A reação rápida de todos os poderes e a reação rápida do próprio governo fortaleceram o sistema democrático”.

Na sequência, lembrou que democracia significa participação, destacando a retomada do diálogo com a sociedade em várias frentes governamentais. “A gente observa em todos os ministérios uma enorme participação. É um governo que ouve, que dialoga. (...) Governo que ouve mais, erra menos. [É um] governo moderno, [que] estimula a participação da sociedade civil organizada”.

Alckmin ressaltou ainda a preocupação do governo com os que mais sofrem, os que precisam mais. Nessa linha, listou o aumento real do salário mínimo; a ampliação do Bolsa Família; a retomada do Minha Casa Minha Vida; os investimentos na merenda escolar, corrigidos pela inflação dos últimos cinco anos; a retomada de obras paradas; a volta dos Mais Médicos e o esforço para redução de filas de exames e cirurgias no SUS; entre outras ações.

“Em todas as áreas da infraestrutura, do desenvolvimento, para onde nós olharmos, na ciência e tecnologia, no meio ambiente, na sustentabilidade, na retomada do Fundo da Amazônia, enfim, são compromissos rigorosamente cumpridos”.

Comentários