Ricardo Nunes discute financiamento de “ônibus limpo” com Banco Mundial

Prefeito de São Paulo se reuniu com Banco Mundial para tratar de financiamento para ônibus com energia limpa

Johannes Zutt e Ricardo Nunes

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), se reuniu na manhã desta segunda-feira (06), discute com o o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, para discutir a possibilidade de financiamento para comprar ônibus com energia limpa para a frota da capital paulista. Também participaram da reunião a equipe do prefeito, o economista Luis Andres e as especialistas em transporte Ana Guerrini e Tais Fonseca, representantes da instituição financeira.

Segundo dados da SPTrans, a capital paulista tem atualmente uma frota contratada de 13,3 mil ônibus – mas menos de 2% da frota era formada por veículos de energia limpa até o início deste ano. A meta da Prefeitura é ter pelo menos 2,6 mil ônibus elétricos, ou 20% da frota, até o fim de 2024.

Segundo cálculo do Diário do Transporte, o projeto para renovação da frota chegaria a R$ 8 bilhões. Em outubro de 2022, Nunes chegou a proibir a compra de novos ônibus movidos a diesel na capital.

A redução de poluentes e gases de efeito estufa pelos ônibus está prevista no Plano de Metas da Prefeitura. Segundo o planejado, o sistema de transporte público da capital tem que reduzir em 12% a emissão de dióxido de carbono, 25% de óxido nitrogênio e 40% de material particulado.


Leia também:
Entrevista de Ricardo Nunes ao portal MetrópolesEleições 2024: PL prepara peças de TV com apoio a Ricardo NunesA exploração da pobreza como meio de vida
"Rua não é endereço, e barraca não é lar", artigo de Ricardo Nunes
A lição da prefeitura de São Paulo ao governo federal
Entrevista do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes á Veja São Paulo
Ricardo Nunes janta com representantes dos principais partidos políticos

Comentários