Eduardo Leite repudia discurso de vereador de Caxias do Sul: "Xenófobo e nojento"

Parlamentar do Patriotas fez ataques ao povo baiano, ao comentar caso dos trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves


O governador Eduardo Leite (PSDB) classificou como "xenófobo e nojento" o discurso do vereador Sandro Fantinel (Patriota) no Legislativo de Caxias do Sul em sessão na terça-feira (28). Ao comentar o resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves, Fantinel sugeriu que os agricultores, produtores e empresas agrícolas da região "não contratem mais aquela gente lá de cima", em referência ao Nordeste, de onde vinham muitas das vítimas. O vereador argumentou que a cultura do povo baiano é "viver na praia tocando tambor".

Leia também:
Apex Brasil suspende participação de vinícolas em feiras e missões internacionais

O repúdio de Leite foi externado por meio do Twitter. O governador ainda enfatizou que a fala "não representa o povo do Rio Grande do Sul". "Não admitiremos esse ódio, intolerância e desrespeito na política e na sociedade", disse. Leite ainda escreveu na rede social que buscará autoridades baianas para que venham ao Estado acompanhar medidas para "banir o preconceito".



Em nota conjunta, as defensorias públicas do Rio Grande do Sul e da Bahia também reagiram às falas de Sandro Fantinel, classificando o discursos como um caso de injúria e difamação.

"Traindo o mandato que exerce em nome do povo em sua pluralidade, nesta terça, 28 de fevereiro, o referido vereador valeu-se do púlpito da Câmara da cidade gaúcha para injuriar e difamar justamente os cidadãos a quem deveria bem representar", diz o comunicado.

Comentários