Prefeitura de São Paulo realiza ações de vacinação contra raiva de 23 a 28 de fevereiro

A imunização de cães e gatos acontece em áreas públicas em várias regiões da cidade e complementa atendimento nos locais fixos



A vacinação de cães e gatos é a melhor forma de garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Ela é obrigatória e deve ser realizada anualmente.

Além de ser uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações. A doença provoca a inflamação do cérebro (encefalite), fatal em praticamente todos os casos. Por isso a vacinação dos animais é tão importante.

Os animais, cães e gatos saudáveis, devem ser vacinados a partir dos três meses de idade. Na cidade de São Paulo, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) possui 16 postos fixos da em todas as regiões, aos quais os cidadãos podem levar seus animais para serem vacinados gratuitamente. Você pode consultar a relação dos postos aqui.

Postos fixos


Para realizar a vacinação, o proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal (RGA). Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Além disso, a DVZ possui uma agenda de ações estratégicas que acontecem ao longo do mês em áreas públicas em todas as regiões da cidade Confira a agenda das ações estratégicas de vacinação de 23 a 28 de fevereiro:

Zona sul
Dia 23, das 10h às 15h – Capela do Socorro – rua Kaio Okamoto, 467 (Vila da Paz – Chácara Santo Amaro)

Zona leste
Dia 25, das 9h às 15h – Itaim Paulista – em cinco locais: EMEF Euzébio Rocha Filho, Escola Begbie, rua Flamingo X rua Lactâncio, UBS Jardim Robru II e UBS Parque Santa Rita
Dia 28, das 9h às 16h – Guaianases – rua Quimanga X rua Serra das Araras
Dia 28, das 9h às 15h – São Miguel – avenida Maria Santana (UBS Casa Pintada)

Zona sudeste
Dia 27, das 10h às 16h – Penha – rua Doutor Xavier de Oliveira X rua Erasmo Mader
Dia 28, das 9h às 15h – Vila Prudente/Sapopemba – avenida Sapopemba, 9.064

Comentários