Geraldo Alckmin se encontra com Embaixador da China

Vice-presidente discutiu com diplomata chinês viagem do presidente Lula a Pequim em março

Geraldo Alckmin e Zhu Qingqiao

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, recebeu nesta quinta-feira (16), o Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. A reunião, além de tratar das relações entre os dois países, teve o objetivo de preparar a viagem do presidente Lula a Pequim no próximo mês.

Segundo Alckmin, no encontro com o diplomata foram tratados diversos temas, como oportunidades de comércio e investimentos e a importante cooperação no âmbito da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação - COSBAN.

Leia também:
Geraldo Alckmin preside reunião interministerial com China no Itamaraty

A China é, desde 2009, o principal parceiro comercial do Brasil no mundo. A corrente de comércio cresce a cada ano e chegou a US$ 150 bilhões em 2022, com superávit de US$ 28,7 bilhões para o Brasil. Em 2024 as duas nações celebram 50 anos de estabelecimento de relações diplomáticas.

O vice-presidente destacou a disposição entre os dois países de consolidar a parceira, já existente, nas áreas de infraestrutura, telecomunicações, agricultura. Além  de expandir o relacionamento para novas áreas estratégicas como energias sustentáveis, mercado de crédito de carbono, bioeconomia, complexo de saúde, entre outras. 

Em relação ao caso suspeito de encefalopatia espongiforme bovina (mal da vaca louca), Alckmin disse que a expectativa é de que as exportações de carne bovina à China sejam retomadas assim que exame confirme a ocorrência atípica da doença.

Comentários